O filme O Cortiço (1978) e o retrato da imprensa no Rio de Janeiro ao final do século XIX

Autores

  • Francisco Ailton da Silva Pereira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/rec.v21i1.9459

Palavras-chave:

O cortiço, História, Cinema, Imprensa, Representações

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo entender de que forma a imprensa carioca do século XIX é compreendida e representada no filme O Cortiço, do diretor e cineasta Francisco Ramalho Jr., lançado em 1978, sendo uma adaptação do livro de nome homônimo publicado em 1890 pelo escritor Aluísio de Azevedo. Nesse sentido, tendo como base o campo da História Cultural, será feito uma reflexão sobre o filme do diretor Ramalho Jr., buscando compreender sua representação em torno da atuação da imprensa ao final do século XIX, que se configurava como um importante veículo de informação e disseminação dos ideais republicanos na cidade do Rio de Janeiro, até então capital do Brasil, e de crítica e oposição em relação ao sistema político vigente, ou seja, a monarquia.

Biografia do Autor

Francisco Ailton da Silva Pereira, Universidade Federal do Piauí

Graduando em licenciatura em História na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) de História da UFPI e pesquisador de Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI).

Downloads

Publicado

2026-09-30

Como Citar

Pereira, F. A. da S. (2026). O filme O Cortiço (1978) e o retrato da imprensa no Rio de Janeiro ao final do século XIX. Contraponto, 21(1). https://doi.org/10.26694/rec.v21i1.9459