Nurse training in nutrition attention users in the family health strategy

Authors

  • Adriana Barbosa Guimarães, Fabrício Ibiapina Tapety, Maria do Carmo de Carvalho Martins, Eliana Campelo Lago, Carmem Viana Ramos Centro Universitário UNINOVAFAPI

Keywords:

Enfermagem, Nutrição em Saúde Pública, Estratégia Saúde da Família

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4213

Objetivo: Objetiva investigar a formação do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre nutrição. Metodologia: Estudo transversal de abordagem quantitativa descritiva, realizado com 80 enfermeiros das equipes de Saúde da Família da cidade de Teresina, por meio de formulário aplicado de janeiro a março de 2014. Resultados: Sobre o conhecimento em nutrição, 75% dos enfermeiros afirmam ter conhecimento científico e popular; 72,5 % leem artigos científicos e 90% também leem revistas não científicas. Sobre as dificuldades descrevem falta de conhecimento científico sobre nutrição, demonstrando não possuírem conhecimento suficiente (21,25%); falta de treinamento aos profissionais, descrevem ausência de capacitações (18,75%); ausência do nutricionista nas equipes (13,75%) sendo que esses enfermeiros percebem a importância da presença do nutricionista; falta de conscientização e adesão da população, 08 enfermeiros (10%). Conclusão: A maioria dos enfermeiros não possui formação profissional suficiente para atender às necessidades da população, havendo urgência de definir uma política pública com a inserção do nutricionista na Estratégia.

Published

2020-10-08

How to Cite

1.
Adriana Barbosa Guimarães, Fabrício Ibiapina Tapety, Maria do Carmo de Carvalho Martins, Eliana Campelo Lago, Carmem Viana Ramos. Nurse training in nutrition attention users in the family health strategy . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 8 [cited 2024 Nov. 23];4(3). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/295

Similar Articles

<< < 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.