Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic

Authors

  • Eveline Pinheiro Beserra
  • Camila Emanuelle Silva de Araujo
  • Kemyson Camurça Amarante
  • Marcia Maria Coelho Teixeira Lopes
  • Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos
  • Regina Claudia de Oliveira Melo
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2810

Keywords:

Educação em enfermagem, Ensino, COVID-19

Abstract

Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino.  Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.  

Published

2022-12-31

How to Cite

1.
Beserra EP, de Araujo CES, Amarante KC, Lopes MMCT, Santos VEFA dos, Melo RC de O, et al. Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2022 Dec. 31 [cited 2024 Nov. 23];11(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.