A INCAPACIDADE PARA O DIÁLOGO

PONDERAÇÕES SOBRE A ASSERÇÃO GADAMERIANA À LUZ DA HODIERNIDADE

Authors

  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Renata Maraschin Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i29.4745

Keywords:

Diálogo, Hermenêutica, Neoliberalismo

Abstract

Neste ensaio realiza-se ponderações acerca do texto A Incapacidade para o diálogo de Hans-Georg Gadamer ([1972] 2011), discutindo-o e analisando-o à luz das configurações sociais e antropológicas contemporâneas. Para tanto, propõe-se um duplo movimento em que discorre-se sobre a dimensão formativa do diálogo na perspectiva hermenêutica e, posteriormente, analisam-se alguns elementos que caracterizam a sociedade contemporânea, entre as quais destaca-se a consolidação de uma racionalidade neoliberal e a siliciocolonização do mundo. Observa-se que as mudanças antropológicas, ontológicas e sociológicas decorrentes das reconfigurações nas esferas mercantis e produtivas acentuam um processo de instrumentalização da linguagem que, consequentemente, torna os indivíduos menos propensos a relações dialógicas. Tal inferência possui implicações éticas e, sobretudo, sociais, à medida que um indivíduo não propenso ao diálogo tende a tornar-se solipsista e incapaz de estabelecer laços sociais duradouros. Assim, a incapacidade para o diálogo comporta em si a gênese da morte do homem público e a ruína civilizacional. 

References

ANDREOLI, V. Homo stupidus stupidus. Milão/Itália: Mondadori Libri S.p.A., 2018.

BLANCO, Enrique Sérgio. O desenvolvimento do pensar crítico e o diálogo vivo: possibilidades de uma pedagogia hermenêutica. Tese (Doutorado). Programa de Pós Graduação em Educação - PUCRS. Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10688/5/TES_ENRIQUE_SERGIO_BLANCO_COMPLETO.pdf

CASARA, Rubens R. Contra a miséria neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

CASARA, Rubens. R. Estado pós-democrático: Obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Brasileiras, 2019.

CASARA, Rubens. R. Sociedade sem lei: Pós-democracia, personalidade autoritária, idiotização e barbárie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CENCI, Angelo Vitório. Neoliberalismo. capital humano e educação. In.: FÁVERO, Altair. A.; TONIETO, Carina.; CONSALTÉR, Evandro. (Org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020. p. 87-106.

CRUZ, Raimundo José Barros. Hermenêutica e educação: o sentido gadameriano de diálogo ressignificando as relações pedagógicas. Revista Espaço Acadêmico. nº 112. p. 43-50. Set. 2010.

DALBOSCO, Claudio A. Educação e Condição Humana na Sociedade Atual. Formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris, 2021.

DALBOSCO, Claudio Almir. Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: Alternativas de Gestão Social. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2013.

DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: Novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

DUFOUR, Dany-Robert. O Divino mercado. A revolução cultural liberal. Rio de Janeiro: Companhia Freud, 2005.

DUNKER, Chistian. A hipótese depressiva. In.: SAFATLE, Vladimir.; SILVA JUNIOR, Nelson da.; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. In.: p. 177-214.

DUNKER, Christian. Paixão da ignorância. A escuta entre a psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020.

FERREIRA, Hugo Monteiro. A geração do quarto. Quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. Rio de Janeiro: Record, 2022.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FRANCO, Fábio. et al. O sujeito e a ordem do mercado: a gênese teórica do neoliberalismo. In.: SAFATLE, Vladimir.; SILVA JUNIOR, Nelson da.; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. In.: p. 47-76.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II. Complementos e índice. 4 edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços Fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

HAN, Byung-Chul. Não-coisas. Reviravoltas do mundo da vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica - O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 7ª ed. Belo Horizonte: Editora yiné, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Scientiae Studia, v. 5, n. 3, p. 375–398, Jul. 2007.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante Editora, 2020.

POSTMAN, Neil. Divertirse hasta morir: El discurso público en la era del show business. 2 ed. Barcelona/Espanha: Ediciones de la Tempestad, 2001.

ROHDEN, Luiz. A virtude da solidariedade na hermenêutica enquanto um jogo de fusão de horizontes. Ethic@. Florianópolis, Santa Catarina. v. 19. n. 1. p 135-148. Maio 2020.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Published

2024-07-20

How to Cite

Lorenzon, M., Darroz, L. M., & Maraschin, R. (2024). A INCAPACIDADE PARA O DIÁLOGO: PONDERAÇÕES SOBRE A ASSERÇÃO GADAMERIANA À LUZ DA HODIERNIDADE. Cadernos Do PET Filosofia, 15(29), 258–272. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i29.4745