FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS CAPES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2452

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Formação Continuada. Professor.

Resumo

Neste estudo, partimos da ideia de que o professor precisa de atualizações teóricas e práticas para exercer sua profissão e atender às exigências próprias do mundo do conhecimento, que é dinâmico e requer mecanismos que caracterizem as ações docentes com perspectivas de despertar, em todos os alunos, o desejo pela aprendizagem. O objetivo é analisar produções científicas sobre formação continuada de docentes da educação inclusiva. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada no site da CAPES, nos periódicos com marco temporal de 2010 a 2020, ou seja, nos últimos dez anos. Buscaram-se textos que tivessem como pressuposto a formação continuada de docentes na perspectiva da educação inclusiva. Na análise dos dados, após a seleção e leitura de 16 resumos de artigos escolhidos a partir dos critérios citados, foi necessário separá-los pelo campo de pesquisa. Assim, houve pesquisas desenvolvidas em escolas por meio da aplicação de questionário e as que ocorreram através de entrevista; as que foram efetivadas em grupo de estudo e as concretizadas por meio de cursos de formação continuada. Nos resultados, detectamos que a formação continuada é reconhecida como fundamental para que haja uma prática pedagógica inclusiva compatível com os níveis de exigência e realidades da escola, bem como se evidenciou a necessidade de articulação entre universidade e escola no intuito de promover cursos de atualização para professores que atuam em sala de aula com alunos com deficiência.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

dos Santos Cunha, M. ., & Silva Souza Ferrete, A. A. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS CAPES . Linguagens, Educação E Sociedade, 25(48), 60-85. https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2452