A Interculturalidade nas opiniões de professores de uma escola indígena de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.26694/rer.v3i01.11623Palabras clave:
Interculturalidade, educação intercultural, escola indígena, professoresResumen
Os debates sobre interculturalidade e educação intercultural, tem sido uma constante nos últimos 20 anos aqui no Brasil. Dentro dos debates sobre educação intercultural destaca-se a educação escolar indígena. Neste artigo, nosso intuito é refletir acerca das opiniões que professores indígenas e não indígenas de uma escola indígena, possuem sobre a interculturalidade a educação intercultural. Para tanto, nos utilizamos de um material recolhido durante o trabalho de campo antropológico realizado nos anos 2011 e 2013 em uma comunidade indígena no estado de Roraima. Os resultados apontam que há uma polifonia relacionada a interculturalidade, bem como a ausência de formação específica e de convivência na comunidade por parte professores não indígenas que atuam nessa escola, como fatores importantes para a ausência de uma educação intercultural. Por outro lado, o professor indígena considera a interculturalidade como ferramenta importante de respeito entre os mundos indígena e o não indígena, e reconhecimento do mundo indígena.
Citas
ANSION, Juan. La interculturalidad y los desafíos de una nueva forma de ciudadanía. In: Educar en ciudadanía intercultural. Fondo editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Lima, 2007.
BARRIO, Ángel B. Espina. Culturas locales iberoamericanas, comunicación e interculturalidad. In: Conocimiento local, comunicación e interculturalidad. Angel B. Espina Barrio (org) Recife: Massangana, 2006.
COLLET, Celia Leticia Gouvêa. “Quero progresso sendo índio”. O princípio da interculturalidade na educação escolar indígena. Dissertação de Mestrado em antropologia social. Rio de Janeiro: PPGAS/MN/UFRJ. 2001
FERRÃO CANDAU, Vera Maria. (Org.) Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro 7letras, 2009.
FERRÃO CANDAU, Vera Maria, RUSSO, Kelly .Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. In: Revista Diálogo educacional. Vol.10, nº 29, enero-abril, 2010, pp. 151-169. PUC – Paraná
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.
Dietz, G. Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación: Una aproximación antropológica. México: FCE, 2012.
MATEOS CORTÉS, Laura Selene. La migración transnacional del discurso intercultural: Su incorporación, apropiación y resignificación por actores educativos en Veracruz, México. Ediciones Abya-Yala Quito, Ecuador 2011.
MIRANDA, Felipa Bizarro. Educação Intercultural e Formação de Professores. Porto editora; Portugal, 2004.
PALADINO, Mariana. ALMEIDA, Nino Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil nos governos Lula. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012.
TUBINO, Fidel Arias-Schreiber. Interculturalizando el Multiculturalismo. In: Biubliotheque de la Méditerranée, Sciences humaines en Méditerranée. s/d. Disponivel em : http://ccr6.pgr.mpf.gov.br/institucional/eventos/docs_eventos/fidel_tubino.pdf
TUBINO, Fidel Arias-Schreiber. La interculturalidad Crítica como proyecto Ético Político: In: encuentro continental de educadores Agostinos. Lima Peru 2005. Disponível em: http://oala.villanova.edu/congresos/educacion/lima-ponen-02.html.
VIEIRA, Ricardo. Da multiculturalidade à educação intercultural. A antropologia da educação na formação de professores. In: Educação Sociedade e Culturas, nº 12, 1999.
WIEVIORKA, Michel. Será que o multiculturalismo é resposta? Educação, Sociedade e Culturas, nº 12. Rev. da Associação de Sociologia e Antropologia da Educação. Porto: Afrontamento, 1999.