ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6841Palavras-chave:
Extensão Universitária, Iniciação Científica, Inclusão Social, Carreiras Científicas, Ensino MédioResumo
Este artigo de abordagem teórica e empírica, classifica-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que articula análise documental e revisão sistemática de literatura. Seu objetivo é demonstrar que projetos de extensão universitária e de iniciação científica desenvolvidos pelas Universidades, pelos Institutos e pelas Fundações de Ciências, Tecnologia e Educação são ferramentas de democratização da produção científica, contribuem para a inclusão social e incentivam os jovens na escolha das carreiras científicas. Com base em uma revisão sistemática da pedagogia histórico crítica e da educação emancipadora, o estudo analisou os projetos desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2014 a 2024, oferecidos aos alunos do ensino médio. Buscou evidenciar o papel da popularização da ciência e da educação científica como elementos de inclusão social.
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