ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6841

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Iniciação Científica, Inclusão Social, Carreiras Científicas, Ensino Médio

Resumo

Este artigo de abordagem teórica e empírica, classifica-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que articula análise documental e revisão sistemática de literatura. Seu objetivo é demonstrar que projetos de extensão universitária e de iniciação científica desenvolvidos pelas Universidades, pelos Institutos e pelas Fundações de Ciências, Tecnologia e Educação são ferramentas de democratização da produção científica, contribuem para a inclusão social e incentivam os jovens na escolha das carreiras científicas. Com base em uma revisão sistemática da pedagogia histórico crítica e da educação emancipadora, o estudo analisou os projetos desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2014 a 2024, oferecidos aos alunos do ensino médio. Buscou evidenciar o papel da popularização da ciência e da educação científica como elementos de inclusão social.

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Biografia do Autor

Eliana Amil, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - IFF

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (ProfEPT/IFF) Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. Licenciatira Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco e Especialização em Superivsão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Docente I - da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Foi Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia,Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/RJ 2013 - 2016; Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Nova Friburgo.  Conselheira da Fundação Dom João VI de Nova Friburgo.Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, com ênfase em popularização e divulgação de ciência e tecnologia na Educacão Básica.

Leonardo Salvalaio Muline, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - IFF

Doutor em Ciências na área de Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Saberes e Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor de Biologia do Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé/RJ e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do IFF. Desenvolve pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia, nas áreas de Formação de Professores, Livro Didático, Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

AMIL, Eliana Analia Diamantina; MULINE, Leonardo Salvalaio. ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6841. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6841. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS