Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca <div id="journalDescription"> <p class="m-8839991136174150079gmail-rtejustify" style="text-align: justify;">Os cadernos Arendt visam constituir um espaço de debates em torno das múltiplas questões suscitadas a partir das reflexões arendtianas.</p> <p class="m-8839991136174150079gmail-rtejustify" style="text-align: justify;">Conhecida, sobretudo, por sua filosofia política que gravita em torno dos "tempos sombrios", refletindo acerca da perda do sentido da política, Arendt, uma das pensadoras mais relevantes de nosso tempo, deixou uma obra profícua e profunda, que continua no centro da discussão filosófica-política. Daí, a relevância destes cadernos, um periódico singular no Brasil e na América Latina.</p> <p class="m-8839991136174150079gmail-rtejustify" style="text-align: justify;">Espaço aberto para o confronto de interpretações, os Cadernos Arendt pretendem veicular artigos que se dedicam a explorar as ideias da filósofa, desvendar a trama dos seus conceitos que são tecidos em seus escritos que consagram a influência e a repercussão por ela exercida. Assim, os estudos que serão veiculados nos Cadernos Arendt procurarão comparar o tratamento por ela dado a alguns temas com os de outros autores, trabalhos que se empenham em avaliar enquanto um todo a atualidade do pensamento arendtiano.</p> <p class="m-8839991136174150079gmail-rtejustify" style="text-align: justify;">Gerenciado pelo NUPHA – Núcleo de Pesquisa Hannah Arendt e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí, os Cadernos Arendt têm como mote difundir ensaios de especialistas brasileiros e internacionais, bem como traduções de manuscritos da autora. </p> <p style="text-align: justify;"> </p> </div> pt-BR fabiopassos@ufpi.edu.br (Fábio Abreu dos Passos) joaobfariasjunior@gmail.com (João Farias) qua, 02 ago 2023 14:19:01 +0000 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 CRÍTICA DE LIONEL ABEL NA PR. (PARTISAN REVIEW) https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4615 NUPHA UFPI Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4615 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 ARENDT E FOUCAULT: UM ANTI-HOBBESIANISMO? https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4391 <p>Hannah Arendt (Linden-Limmer, 1906 – Upper West Side, 1975) e Michel Foucault (Poitiers, 1926 – Paris, 1984) podem ser considerados dois dos principais filósofos do século XX, especialmente para a Filosofia Política. Em um de seus principais livros, <em>Origens do Totalitarismo</em> (1951), Arendt realizou uma importante análise da contribuição do pensamento de Thomas Hobbes (Westport, 1588 – Derbyshire, 1679) para o desenvolvimento do capitalismo, ao observar que o desenvolvimento econômico somente foi possível quando o poder do Estado foi exportado para outros países. Quanto a Foucault, desde o início da década de 1970, ele foi responsável pelo desenvolvimento de uma analítica do poder capaz de concebê-lo em sua microfísica. Observados alguns elementos presentes em suas Filosofias, Arendt e Foucault talvez possam ser discutidos ante a crítica que os autores realizaram ao pensamento hobbesiano, sobre o que Hobbes concebia como poder absoluto e sua exposição sobre a falta de estima entre os homens. Desse modo, considerando essas questões e suas importâncias para a constituição da política, o presente artigo analisa a proximidade entre Arendt e Foucault por meio de suas oposições a Hobbes e como eles contribuíram pra pensar a pluralidade.</p> David Inácio Nascimento Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4391 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 COMPREENDER A CONDIÇÃO DO NEGRO https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4428 <p>Este trabalho representa a estrutura esquemática do desenvolvimento da tese acadêmica de doutorado. Tem o objetivo de fazer a relação da concepção política da condição humana elaborada pela cientista política Hannah Arendt (1906 – 1975) como fundamento para compreender a condição do negro no Brasil. A construção metodológica vislumbra tomar a análise sobre o texto da <em>A Condição Humana</em> dentro da estrutura didática, que o compõe e, estabelecer a reflexão sobre a condição do negro nas esferas pública e privada, labor, trabalho, ação, a vita activa e a era moderna; inter-relacionando-os com o pensamento do pensador negro Manuel Querino (1851 – 1923). A partir deste estudo pretende-se consolidar a concepção política do cidadão negro como agente ativo e protagonista na formação social política e econômica da nação brasileira.</p> Osvaldo José da Silva da Silva Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4428 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 WHY DO PHILOSOPHERS AND EDUCATORS KEEP COMING BACK TO HANNAH ARENDT? https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4441 <p>It has been over twenty years since my collection of essays Hannah Arendt and Education:<br />Renewing our Common World was first published (2001, Westview Press).2 The novelty of this book was in<br />its being the first to make an explicit connection between Arendt’s political concepts and the field of<br />education. Before the publication of Hannah Arendt and Education: Renewing our Common World very few<br />articles and no books had been written that explored the implications of her insights for educational<br />theory and practice. In part for that reason, my original prediction was that the 2001 collection of<br />essays on Arendt and education would be a niche book, one that would appeal to a relatively small<br />number of Arendtian scholars. Fortunately, this prediction proved to be wrong and Hannah Arendt and<br />Education: Renewing our Common World reached a much broader audience than I had anticipated. In fact,<br />this book is still in print, having sold thousands of copies, translated into several languages, and<br />continues to receive favorable reviews.</p> Mordechai Gordon Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4441 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 ACERCA DA EDUCAÇÃO NAS REFLEXÕES SOBRE LITTLE ROCK, DE HANNAH ARENDT https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4596 <p>O tema da educação é abordado por Hannah Arendt pela primeira vez em seu artigo Reflexões sobre Little Rock, escrito em 1957, após os tumultos nessa cidade do Arkansas, EUA, quando nove adolescentes negros começaram a frequentar a Central High School, até então uma escola apenas para brancos. O artigo de Arendt foi criticado por diversas vozes, e a autora reconsiderou suas afirmações sobre o papel da educação em seu ensaio A crise na educação. Este foi publicado pela primeira vez em 1958, antes ainda da publicação do texto sobre Little Rock, que somente ocorreu em 1959. O meu artigo enfoca o tema da educação nas Reflexões sobre Little Rock. Sem pretensão de abordar toda a complexidade do artigo e da discussão que suscitou, reconsidero o texto sob quatro perspectivas. Inicialmente, enfoco os acontecimentos históricos, inclusive os relatos posteriores de três dos nove estudantes. Em seguida, realizo uma avaliação crítica da argumentação de Arendt, reservando uma seção própria à crítica do escritor Ralph Ellison e a resposta de Arendt a ela. Finalmente, destaco continuidades e rupturas entre o artigo sobre Little Rock e o ensaio A crise na educação, em especial, no que diz respeito à relevância da educação para o mundo e sua relação com a política.</p> Vanessa Sievers de Almeida Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4596 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 A CRISE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL A PARTIR DE HANNAH ARENDT https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4347 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 9.0pt; font-family: 'Calibri',sans-serif;">Apresentamos a conceituação da crise na educação norte-americana da década de 1950 descrita por Hannah Arendt e ao mesmo tempo abordamos a história política da recorrente crise do Ensino Médio brasileiro desde o século XIX. Para tanto, analisamos o contexto de publicação Lei n. 13.415/2017 que instituiu a reforma do chamado “Novo Ensino Médio” e a nova tentativa do MEC de realizar uma avaliação e reestruturação dos anos finais da Educação Básica do Brasil, em 2023. O estudo apresenta resultados em torno de pesquisa bibliográfica da obra arendtiana, de seus intérpretes e de especialistas da educação nacional em torno da noção de crise na educação e suas causas e consequências. A hipótese de trabalho é que é possível traçar paralelos conceituais entre a crise brasileira e norte-americana apesar da diferença espaço-temporal-contextual, especialmente por conta da relevância do conceito arendtiano de crise política ocidental e o de responsabilidade pela educação. Destacamos a importante analogia do pragmatismo norte-americano com as metodologias ativas reintroduzidas no Brasil por conta do “Novo Ensino Médio” em que ambas são colocadas no cenário pedagógico como modernização da educação. </span></p> Danilo Arnaldo Briskievicz Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4347 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 ESPECIFICIDADE DA FORMA-ESCOLA E RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4447 <p>No presente artigo discutimos, à luz do ensaio “A crise na educação”, os possíveis vínculos entre a especificidade da “forma-escola” e a responsabilidade docente. A responsabilidade pelo mundo é, para Hannah Arendt, um dos fundamentos da educação, atividade por meio da qual iniciamos as novas gerações em um mundo comum a todos e todas. Assim compreendido, o termo “educação” recobre desde a formação que uma criança recebe no âmbito familiar até à iniciação em práticas culturais difundidas por impregnação, como as realizadas em sociedades não escolarizadas. A fim de delimitar a discussão, optamos por abordar a problemática a partir do contexto específico da educação escolar. Partindo das observações da própria Arendt acerca dessa especificidade, ressaltamos as características da forma-escola e do modo de se exercer a responsabilidade docente quando se atua em um cenário institucional. A hipótese aqui sustentada é a de que essa vinculação, tal como sugerida por Arendt, abre caminho para uma compreensão acerca dos sentidos e das potencialidades da escola contemporânea.&nbsp;</p> Thiago Miranda dos Santos Moreira, José Sérgio Fonseca de Carvalho Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4447 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EM KARL JASPERS E SUAS RESSONÂNCIAS NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4442 <p>O presente artigo investiga o conceito de comunicação na obra de Karl Jaspers e suas ressonâncias no pensamento de Hannah Arendt a partir de uma relação pedagógica entre ambos e seus desdobramentos para uma amizade, que se estendeu ao longo da vida. Para tanto, será necessário analisar as considerações de Jaspers sobre o tema em dois momentos diferentes de sua obra e a posterior ressonância ativa destas considerações no pensamento de Arendt. Trata-se: 1) da parte relativa à comunicação no segundo volume de sua grande <em>Filosofia (Segundo volume: Iluminação da Existência)</em> onde consta a relação direta entre comunicação e existência e, 2) a ideia de comunicação ilimitada presente em <em>Origem e meta da História,</em> publicado em 1949. Pretendemos mostrar como segundo volume de <em>Filosofia</em> se revela nas obras arendtianas que lidam com a <em>vita activa</em> e tratam diretamente do espaço público enquanto lugar de pluralidade, aparência e discurso, bem como as obras finais da vida da autora que se ocupam da <em>vita contemplativa</em>, como é o caso específico de <em>A vida do espírito</em>. Além disso, tentaremos mostrar como o conceito de comunicação presente em <em>Origem e meta da História</em>, bem como seu cosmopolitismo como elemento importante para as considerações de Arendt sobre a faculdade de julgar.</p> Daiane Eccel Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4442 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4614 Daiane Eccel Copyright (c) 2023 Cadernos Arendt https://periodicos.ufpi.br/index.php/ca/article/view/4614 qua, 02 ago 2023 00:00:00 +0000