Experiences of people with chronic kidney disease when training for peritoneal dialysis

Autores

  • Juliana Soares Farias, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Adrize Rutz Porto, Eduarda Rosado Soares, Barbara Resende Ramos, Glaucia Jaine Santos da Silva Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Diálise Peritoneal, Educação em Saúde, Acontecimentos que Mudam a Vida

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9616

Objetivo: Compreender as experiências das pessoas com doença renal crônica ao realizar a capacitação para a diálise peritoneal ambulatorial contínua no ambiente hospitalar. Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa utilizando-se do conceito de experiência de adoecimento de Byron Good. A coleta de dados desenvolvida entre abril de 2013 e junho de 2014, foi mediante entrevistas abertas e semiestruturadas. Participaram do estudo 20 pessoas em diálise peritoneal ambulatorial contínua. Os dados foram gerenciados e organizados pelo Programa Ethnograph V6 e tratados mediante análise de conteúdo convencional. Resultados: Foram construídas três categorias: É bem difícil! Sentimentos e sensações gerados à pessoa durante a capacitação; Olhar e repetir! Processo de aprendizagem durante a capacitação no hospital; e Participação da família na capacitação. Conclusão: As pessoas com doença renal crônica apresentaram diversos sentimentos e sensações relacionados à condição clínica, emocional e social, influenciando de forma negativa o processo de aprendizagem, realizado pelo enfermeiro, para diálise peritoneal.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Juliana Soares Farias, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Adrize Rutz Porto, Eduarda Rosado Soares, Barbara Resende Ramos, Glaucia Jaine Santos da Silva. Experiences of people with chronic kidney disease when training for peritoneal dialysis. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/643

Edição

Seção

Original