Dancetherapy, painting and art with hiperdia users: extensionist experience

Autores

  • Vicente Rubens Reges Brito, Letícia Gonçalves Paulo, Raissy Alves Bernardes, Patrícia Regina Evangelista de Lima, Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus tipo 2, Educação em saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9997

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de um projeto de dançaterapia, pintura e arte no HiperDia Saudável. Metodologia: Trata de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir de intervenções lúdicas de educação em saúde acerca de hipertensão arterial e diabetes mellitus realizadas com adultos e idosos atendidos em três unidades básicas de saúde do município de Picos/PI, em 2018. Resultados: Notou-se o engajamento dos usuários do HIPERDIA, os quais mostravam-se em cada encontro mais proativos em participar e questionar, expondo curiosidade e interesse pela temática. Observou-se dificuldade de compreensão dos pacientes sobre o processo patológico das doenças crônicas hipertensão e diabetes, no entanto, buscou-se simplificar ao máximo a comunicação decodificando termos técnicos à linguagem popular para alcançar compreensão satisfatória. Considerações Finais: Desse modo, obteve-se aumento de conhecimento, evidenciado pelas respostas adequadas aos questionamentos feitos pelos mediadores. Os encontros contribuíram para o aprimoramento acadêmico como profissionais e possibilitaram entender o papel do enfermeiro nas ações de promoção da saúde.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Vicente Rubens Reges Brito, Letícia Gonçalves Paulo, Raissy Alves Bernardes, Patrícia Regina Evangelista de Lima, Ana Roberta Vilarouca da Silva. Dancetherapy, painting and art with hiperdia users: extensionist experience . Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 29º de março de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/625

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.