Relationship between coping strategies, dimensions of burnout syndrome and life quality in medical students

Autores

  • Rafaella do Carmo Ribeiro, Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos –UNIFIP

Palavras-chave:

Adaptação Psicológica, Qualidade de vida, Burnout, Estudantes de Medicina

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9151

Objetivo: correlacionar as estratégias de enfrentamento, dimensões de Burnout e qualidade de vida em estudantes de Medicina. Metodologia: pesquisa transversal, descritiva e correlacional. Amostra não probabilística intencional, representada por 76,66% do universo. Aplicaram-se três instrumentos validados: Inventário de1 Estratégias de Coping, Maslach Burnout Inventory - Students Survey e World Health Organization of Life-Bref. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva, Correlações de Pearson e regressão linear múltipla com método Stepwise. Resultados: a estratégia fuga e esquiva teve correlação negativa com os aspectos psicológico e social de qualidade de vida, ao contrário da resolução de problemas e reavaliação positiva que demonstraram correlação positiva. Quanto às dimensões de Burnout, confronto e afastamento mostraram relação positiva com exaustão emocional e descrença. Fuga e esquiva correlacionou-se positivamente apenas com descrença, enquanto resolução de problemas correlacionou-se de forma negativa. Reavaliação positiva associou-se à eficácia profissional positivamente. Conclusão: todas as dimensões da síndrome de Burnout foram afetadas pela utilização das estratégias de enfrentamento e os aspectos da qualidade de vida mais comprometidos por essas estratégias envolveram o psicológico e social dos alunos.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Rafaella do Carmo Ribeiro, Milena Nunes Alves de Sousa. Relationship between coping strategies, dimensions of burnout syndrome and life quality in medical students. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/654

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.