State public health program: an experience report

Autores

  • Cristiano Batista Gonçalves, Ariane Pires Veloso, Eduardo dos Santos Sousa, Larissa Nara Costa Freitas Hospital Universitário de Lagarto (EBSERH-UFS)

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Fortalecimento institucional, Sistema Único de Saúde

Resumo

 

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9548

Objetivo: relatar a experiência da implantação e processo de trabalho no programa Força Estadual de Saúde do Maranhão. Método: relato de experiência dos profissionais integrantes da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão em um dos municípios de menor índice de desenvolvimento humano do estado. Resultados: o programa é formado por equipes de caráter interdisciplinar, pautando o processo de trabalho na assistência à saúde e no apoio institucional à gestão municipal para reverter indicadores de saúde como morbimortalidade infantil e materna, taxas de internação por complicações de doenças crônicas e controle de endemias negligenciadas. O apoio institucional foi fundamentado na metodologia Paideia, método reverso da procura de casos e com implementação da Planificação da Atenção à Saúde. Conclusão: o programa possui papel inovador no fortalecimento da atenção primária em saúde, com modelo de cuidado integral ao indivíduo e promovendo articulação com diversos atores envolvidos na organização e processo de trabalho em saúde.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Cristiano Batista Gonçalves, Ariane Pires Veloso, Eduardo dos Santos Sousa, Larissa Nara Costa Freitas. State public health program: an experience report. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 20º de abril de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/628

Edição

Seção

Relato de Experiência