Foco e escopo

A Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (REUFPI) é um periódico on-line, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua primeira edição foi publicada em 2012. Atualmente, possui Qualis B3 (qualis provisório), ocupa, desde 2019, o 17º lugar no Ranking Citacion Cuiden e utiliza o Digital Object Identifier (DOI®). O periódico tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. 

A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e também publicará 80 manuscritos por ano, além dos editoriais. A REUFPI aceita manuscritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Destina-se a publicação de manuscritos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência, reflexão e cartas ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. 

Destaca-se que serão aceitos para submissão manuscritos publicados em repositórios preprints. A REUFPI adota como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato da(o)s autora(e)s e avaliadora(e)s. A REUFPI segue a política de acesso aberto (Open Access), oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Comprometida com os princípios da ética, A REUFPI, segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, as orientações do Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) e as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Assim, pesquisas originais realizadas no Brasil, devem respeitar as diretrizes da Resolução n°. 466, de 12 de dezembro de 2012. 

A REUFPI é comprometida também com princípios da ética e integridade científica, portanto, condena o plágio. Todos os manuscritos submetidos à REUFPI serão analisados por software anti-plágio.

A abreviatura de seu título Rev Enferm UFPI é recomendada para fins de citação bibliográfica.