Management of nursing education in theoretical-practical activities: reflections in the context of the pandemic

Autores

  • Thais de Fátima Aleixo Correa Universidade Federal do Pará
  • Victoria Malcher Silva Fontes Universidade Federal do Pará
  • Kely da Silva Barros Universidade Federal do Pará
  • Michele Monteiro Sousa Universidade Federal do Pará
  • Lucianne do Socorro Nascimento de Araújo
  • Jouhanna do Carmo Menegaz Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.953

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Pandemias, Enfermagem, Coronavírus, Organização e Administração

Resumo

Objetivo: refletir sobre a meso e a microgestão do ensino de enfermagem para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas e estágios supervisionados no contexto da pandemia de COVID-19. Métodos: trata-se de um artigo de cunho reflexivo, sobre o tema da gestão de ensino na enfermagem e suas adaptações frente às atividades teórico-práticas e estágios supervisionados durante a pandemia. Resultados: as adaptações e ações realizadas na meso e microgestão do ensino neste cenário foram cruciais para o âmbito da educação em enfermagem, considerando os principais aspectos modificados nesse contexto, sendo a criação de estruturas para o trabalho remoto, a utilização de atividades de pesquisa para contribuir na compreensão sobre a COVID-19, a pausa e os preparos a mais envolvidos nas atividades práticas. Para isso, os atores dessa gestão enfrentaram desafios como: insegurança ao retorno das atividades presenciais; necessidade de novas competências e habilidades; sobrecarga de serviço dos docentes; e exigência de autonomia dos discentes. Identificou-se que a pandemia afetou a aprendizagem prática dos discentes e deixou uma visão limitada sobre como se dará a condução das lacunas causadas por esse cenário.  Conclusão: apesar dos esforços dos gestores até o momento, compreende-se que esse é um processo inacabado e de constante evolução.

Biografia do Autor

Thais de Fátima Aleixo Correa, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF – UFPA).

Victoria Malcher Silva Fontes, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF – UFPA).

Kely da Silva Barros, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF – UFPA).

Michele Monteiro Sousa, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF – UFPA). Especialista Oncologia( UEPa) Especialista Obstetrícia ( UFPA) Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em avaliação de competência ( Hospital Sírio Libanês)
Especialista em Naturologia ( Estratego)

Lucianne do Socorro Nascimento de Araújo

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF – UFPA). Especialista em Obstetrícia (UFPA)

Jouhanna do Carmo Menegaz, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará e do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, Santa Catarina,

Publicado

2022-06-25

Como Citar

1.
Correa T de FA, Fontes VMS, Barros K da S, Sousa MM, Araújo L do SN de, Menegaz J do C. Management of nursing education in theoretical-practical activities: reflections in the context of the pandemic. Rev Enferm UFPI [Internet]. 25º de junho de 2022 [citado 29º de março de 2024];11(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/953

Edição

Seção

Reflexão