Reflections on Maslow and the mental health of university students in times of the COVID-19 pandemic

Autores

  • Jean Carlos Soares da Silva Universidade Federal do Piaui, Floriano, Piauí.
  • Denise Vieira Damasceno Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI
  • Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets Universidade Federal do Piaui, Floriano, Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i1.770

Palavras-chave:

Saúde mental, Infecções por Coronavírus, Estudantes

Resumo

Objetivo: refletir sobre a saúde mental de estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19, a partir da Teoria da Motivação Humana de Maslow.  Métodos: Trata-se de um estudo de reflexão pautado sob a ótica da Teoria da Motivação Humana de Maslow. Foi dividido em categorias temáticas, intituladas, a partir dos componentes da Teoria de Maslow. Além disso, foram utilizados artigos científicos, a partir de buscas realizadas nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e sites de organismos internacionais de saúde. Realizado no período de junho a agosto de 2020, não foi necessário parecer de Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados:  identificou-se que a saúde mental de estudantes universitários pode ser prejudicada pela pandemia da COVID-19, em todos os cinco níveis hierárquicos da Teoria da Motivação Humana de Maslow, sendo eles: Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades sociais, Necessidade de ego e Necessidade de autorrealização. Conclusões: essa reflexão evidenciou que a saúde mental dos universitários pode estar prejudicada pela não satisfação de cada nível hierárquico refletido, a partir da Teoria da Motivação Humana de Maslow. Tais impactos na saúde mental podem refletir no período de pós-pandemia.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

1.
Silva JCS da, Damasceno DV, Taets GGDCC. Reflections on Maslow and the mental health of university students in times of the COVID-19 pandemic. Rev Enferm UFPI [Internet]. 8º de março de 2021 [citado 16º de abril de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/770

Edição

Seção

Reflexão