Clinical characteristics of pressure-injured patients treated by the nurse / Características clínicas de pacientes com lesão por pressão atendidos pelo enfermeiro / Características clínicas de los pacientes con lesiones por presión tratados..

Autores

  • Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart, Juliana Maria Costa de Mesquita, Luis Rafael Leite Sampaio Universidade da integração internacional da lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Lesão por Pressão, Hospitalização, Medição de Risco

Resumo

Objetivo: avaliar as condutas de enfermagem para os pacientes com lesão por pressão no período de internação hospitalar. Metodologia: estudo com abordagem quantitativa transversal, retrospectivo. Realizado em um hospital público de atenção secundária. A população do estudo foi constituída por todos os prontuários dos pacientes internados nas unidades hospitalar durante o período da coleta, que ocorreu de fevereiro a abril de 2017. A amostra foi constituída por 254 prontuários. Resultados: foram avaliados dados demográficos, patologias, presença de lesão de pele e os cuidados. Em relação a unidade de internação, 159 (62,6%) eram provenientes das clínicas médicas e 10 (3,9%) da unidade de Acidente Vascular Cerebral. Conclusão: pode-se concluir, que a equipe de enfermagem, exerce um papel fundamental e de muita importância, na prevenção e no tratamento das feridas. Em relação as variáveis clínicas a maioria dos casos ocorreu entre homens, com idade entre 65 e 79 anos, a maioria era proveniente das clínicas médicas, com diagnóstico variados, seguidos por infecção e como conduta especializada prevaleceu o desbridamento enzimático.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart, Juliana Maria Costa de Mesquita, Luis Rafael Leite Sampaio. (2020). Clinical characteristics of pressure-injured patients treated by the nurse / Características clínicas de pacientes com lesão por pressão atendidos pelo enfermeiro / Características clínicas de los pacientes con lesiones por presión tratados. Revista De Enfermagem Da UFPI, 9(1). Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/680

Edição

Seção

Original