Implementation of the strategy breastfeeds and feeds Brazil: tutors' perceptions / Implementação da estratégia amamenta e alimenta Brasil: percepções dos tutores / Implementación de la estrategia amamanta y alimenta Brasil..

Autores

  • Márcia Dornelles Machado Mariot, Lílian Cordova do Espirito Santo, Fernando Riegel Faculdade Inedi

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Nutrição da criança, Atenção primária à saúde, Políticas públicas de saúde

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções do tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil com relação à implementação da estratégia no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sob CAAE: 34170014.8.3001.5338. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semiestruturada com 13 tutores. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Identificou-se a existência de fragilidades no que se refere ao papel do tutor que também necessita de maior apoio da gestão, a fim de desempenhar seu papel, além disso, verificou-se a necessidade de educação permanente dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. Considerações finais: para o êxito da implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é necessário o fortalecimento do papel do tutor, a educação permanente das equipes de saúde e a priorização da estratégia no plano municipal de saúde.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Márcia Dornelles Machado Mariot, Lílian Cordova do Espirito Santo, Fernando Riegel. (2020). Implementation of the strategy breastfeeds and feeds Brazil: tutors’ perceptions / Implementação da estratégia amamenta e alimenta Brasil: percepções dos tutores / Implementación de la estrategia amamanta y alimenta Brasil. Revista De Enfermagem Da UFPI, 9(1). Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/671

Edição

Seção

Original