Anthropometric variables in hypertensive and/or diabetic patients registered in a hyperdia program

Autores

  • Edrian Werner Carvalho, Francisco Ribeiro Picanço Júnior, Jean Augusto de Sousa Tavares, Lucas Carneiro Silva, Marcus Matheus Lobato de Oliveira, Luiz Fernando Gouvêa e Silv Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Hipertensão, Circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal

Resumo

 

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10434

Objetivo: Analisar o Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência Abdominal (CA) em pacientes cadastrados no Programa Hiperdia de uma Unidade Básica de Saúde no município de Santarém – PA.  Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e analítico em uma Unidade Básica de Saúde da Família de Santarém-Pará. Foram coletados dados antropométricos (altura, peso e circunferência abdominal) de 66 pacientes atendidos pelo programa Hiperdia no período de 10 a 17 de Outubro de 2017 após aprovação pelo Comitê de Ética. A análise estatística foi feita por meio do software Bioestat 5.3®. Resultados: Os resultados demonstraram prevalência do gênero feminino (72,7%) e de idosos (54,5%). 65,2% estavam com sobrepeso ou obesidade pela análise do IMC.  Foi constatado, também, que 75,8% dos pacientes apresentaram uma circunferência abdominal inadequada. A análise estatística revelou associação significativa entre idade e IMC, sendo os pacientes abaixo de 60 anos com maior risco de sobrepeso e obesidade, e entre gênero e circunferência abdominal inadequada, sendo as mulheres mais susceptíveis. Conclusão: Maior parte da população estudada apresenta anormalidades nas variáveis antropométricas. Ocorreu, portanto, educação em saúde orientando a respeito do alto risco advindo das doenças crônicas não transmissíveis e a sua associação com o excesso de peso.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Edrian Werner Carvalho, Francisco Ribeiro Picanço Júnior, Jean Augusto de Sousa Tavares, Lucas Carneiro Silva, Marcus Matheus Lobato de Oliveira, Luiz Fernando Gouvêa e Silv. Anthropometric variables in hypertensive and/or diabetic patients registered in a hyperdia program. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/666

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.