Knowledge of the team nursing about deep venous thrombosis: subsidies for educational technology

Autores

  • Marcelly Rodrigues Pessoa, Mailma Costa de Almeida, Elizabeth Teixeira, Gisele dos Santos Rocha, Aderlaine da Silva Sabino, Eidie Souza de Queiroz Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Palavras-chave:

Trombose venosa, Equipe de enfermagem, Conhecimento, Risco, Prevenção e Controle, Tecnologia educacional

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9558

Objetivo: Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre trombose venosa profunda com vistas a produção de tecnologia educacional. Metodologia: Estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em hospital do norte do Brasil, por meio de questionário e entrevista semiestruturada, de fevereiro a junho de 2019, com 12 profissionais de centro cirúrgico, clínica cirúrgica, sala de recuperação pós-anestésica. Análise de conteúdo do tipo temática. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Dentre os enfermeiros (seis), o mesmo quantitativo dos sexos feminino e masculino, idade entre 26 e 41 anos; tempo de trabalho de 01 há 13 anos. Em relação aos técnicos de enfermagem (seis), todos do sexo feminino, idade entre 25 e 43 anos, de 01 há 6 anos de atuação. Emergiram cinco temas: trombose venosa profunda; fatores de risco; complicações; procedimentos que prejudicam a mobilidade; cuidados pós-operatórios com os pacientes de risco. Dos temas elaborou-se o quadro de convergências entre temas e evidências para subsidiar a construção de tecnologia educacional. Conclusão: enfermeiros e técnicos de enfermagem demostraram ter entre conhecimento adequado e parcialmente adequado, o que indica a necessidade de tecnologia educacional para a equipe de enfermagem.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Marcelly Rodrigues Pessoa, Mailma Costa de Almeida, Elizabeth Teixeira, Gisele dos Santos Rocha, Aderlaine da Silva Sabino, Eidie Souza de Queiroz. Knowledge of the team nursing about deep venous thrombosis: subsidies for educational technology. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/655

Edição

Seção

Original