Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university

Autores

  • Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, Tecnologia Educacional, Promoção da saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748

Objetivo: Descrever a contribuição de tecnologias educativas para promoção da saúde cardiovascular de acadêmicos de uma universidade pública. Metodologia: Pesquisa do tipo observação participante, com abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2017 e abril de 2018, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-Ceará, com quarenta acadêmicos. Foram utilizadas cinco tecnologias educativas: dominocardio, pintando o coração, giracardio, amarelinha do coração e semáforo do coração; as quais eram selecionadas aleatoriamente e aplicadas individualmente, procedendo a indagação ao participante sobre a contribuição da aplicação. As informações foram analisadas utilizando-se o referencial teórico de Minayo e discutidas de acordo com a literatura atualizada. Resultados: Os resultados mostraram que as tecnologias educativas contribuem para mudanças de hábitos de vida, promoção à saúde e prevenção de cardiopatias, bem como permitiram adquirir novos conhecimentos de forma lúdica. Além disso, elas configuraram-se como estratégia de aprendizado significativo, pois proporcionaram reflexão e conscientização para o autocuidado. Conclusão: As tecnologias educativas foram efetivas no aprendizado dos participantes, pois associado a um momento de distração, os acadêmicos aprenderam informações necessárias para a melhoria dos hábitos de vida. Espera-se que esse tipo de metodologia seja disseminado entre os profissionais de saúde para um cuidado mais efetivo.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega. Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];9(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641

Edição

Seção

Original