Donation and transplantation of organs and tissues: a dilemma about procedural interferences / Doação e transplantes de órgãos e tecidos: um dilema acerca das interferências processuais / Donación y trasplantes de órganos y tejidos: un dilema..

Autores

  • Joyce Soares e Silva, Tatiane Fonseca Pereira, João Gilson de Jesus Cantuário Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante de Órgãos, Transplante de tecidos

Resumo

Objetivo: Caracterizar as interferências que ocorrem no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos após morte encefálica confirmada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa sobre produções acerca das interferências do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos após morte encefálica confirmada, publicadas no período de 2012 a 2017. Resultados: Os artigos foram analisados e divididos em categorias. A primeira diz respeito às intercorrências que ocorrem durante o processo de captação de órgãos e tecidos; a segunda corresponde às intercorrências quanto ao processo de transplante de órgãos e tecidos e a terceira define-se quanto aos fatores éticos relacionados ao processo de doação e transplante. Conclusão: As interferências processuais envolvem problemas de ordem logística, de recursos humanos e materiais e até mesmo de estrutura em nível de Central de Transplantes. Entretanto, ainda existem poucos estudos que caracterizam e analisam essas intercorrências processuais de doação e transplante de forma mais detalhada.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Joyce Soares e Silva, Tatiane Fonseca Pereira, João Gilson de Jesus Cantuário. (2020). Donation and transplantation of organs and tissues: a dilemma about procedural interferences / Doação e transplantes de órgãos e tecidos: um dilema acerca das interferências processuais / Donación y trasplantes de órganos y tejidos: un dilema. Revista De Enfermagem Da UFPI, 9(1). Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/620

Edição

Seção

Revisão