Suicide attempt: profile of victims assisted in emergency and emergency services / Tentativa de suicídio: perfil das vítimas atendidas nos serviços de urgência e emergência / Intento de suicidio: perfil de las víctimas atendidas..

Autores

  • Hillda Dandara Carvalho Santos Leite, Eronice Ribeiro de Morais Araujo, Eyde Machado Silva, Raphael Gomes de Brito, Joyce Soares e Silva, Mariana Lustosa de Carvalh Faculdade Facid Wyden.

Palavras-chave:

Enfermagem, Tentativa de suicídio, Suicídio, Emergências

Resumo

 

Objetivo: verificar o conhecimento científico brasileiro produzido acerca da tentativa de suicídio nos serviços de urgência e emergência e da atuação da enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram usados como bases de dados LILACS, SciELO e BDENF. Aplicou-se os métodos de inclusão e exclusão, totalizando 13 artigos. Resultados: verificou-se que o sexo feminino prevaleceu com maior número de tentativas de suicídio. Além disso, mulheres solteiras, com nível de escolaridade baixo que residiam na zona urbana, e que pertenciam a religião católica, tentaram ou cometeram a ação no domicílio aos domingos. Ademais, a intoxicação exógena foi o meio mais utilizado na faixa etária adulto jovem. Conclusão: é importante o investimento de programas e serviços de conscientização da população acerca do suicídio e seus fatores e capacitação da equipe de enfermagem com o propósito de impedir o suicídio consumado posteriormente.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Hillda Dandara Carvalho Santos Leite, Eronice Ribeiro de Morais Araujo, Eyde Machado Silva, Raphael Gomes de Brito, Joyce Soares e Silva, Mariana Lustosa de Carvalh. (2020). Suicide attempt: profile of victims assisted in emergency and emergency services / Tentativa de suicídio: perfil das vítimas atendidas nos serviços de urgência e emergência / Intento de suicidio: perfil de las víctimas atendidas. Revista De Enfermagem Da UFPI, 9(1). Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/617

Edição

Seção

Revisão