Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study

Autores

  • Marina Maquel Pacheco da Silva
  • Indira Camilly Esmero Carvalho e Silva
  • Mateus de Moura Holanda
  • Luisa Helena de Oliveira Lima
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho
  • Joselany Áfio Caetano
  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.4078

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Educação em saúde, Professores escolares, Capacitação de professores

Resumo

Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

1.
Silva MMP da, Silva ICEC e, Holanda M de M, Lima LH de O, Carvalho REFL de, Caetano J Áfio, Pereira FGF. Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de agosto de 2023 [citado 2º de março de 2024];12(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078

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