Strategies for training multidisciplinary primary care teams in patient safety: an integrative review

Autores

  • Jocilene da Silva Paiva
  • Vitória Talya dos Santos Sousa
  • Flávia Vasconcelos de Araújo Martins
  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira
  • Patrícia Freire de Vasconcelos
  • Edmara Chaves Costa

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3902

Palavras-chave:

Capacitação profissional, Atenção primária à saúde, Segurança do paciente, Pessoal de saúde

Resumo

Objetivo: Analisar as estratégias de treinamento em segurança do paciente para profissionais de saúde no contexto da atenção primária. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa conduzida nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Web of Science e Scopus, com os descritores “Capacitação Profissional”, “Segurança do Paciente” e “Atenção Primária à Saúde”. Resultados: Foram identificados 390 estudos nas bases de dados, os quais resultaram em uma amostra final de seis artigos para a composição da revisão. Estes foram publicados entre os anos de 2017 e 2019, desenvolvidos em países da Europa, da América do Norte e Oceania. Conclusão: Descaram-se como estratégias de treinamento os seguintes itens: workshop, implementação de programa de segurança medicamentosa, identificação de fatores-chave para elevação da qualidade, feedback e aprendizagem através de erros.

Referências

Ministério da Saúde (BR) [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2022 – [citado 30 mar 2022]. O que é atenção primária? Disponível em: https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee

Aguiar TL, Lima DS, Moreira MAB, Santos LF, Ferreira JMBB. Incidentes de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS) de Manaus, AM, Brasil. Interface comun. saúde educ. [Internet]. 2020 [citado 08 mai 2022]; 24: e190622. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190622

Silva, LLT, Dias FCS, Maforte NTP, Menezes AC. Patient safety in Primary Health Care: Perception of the nursing team. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. [Internet]. 2022 [citado 08 mai 2022]; 26: e20210130. Doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0130

Rocha MP, Viana IS, Vieira IF. Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde de um município brasileiro. Physis (Rio J.). [Internet]. 2021 [citado 18 abr 2023]; 31(4): e310420. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312021310420

Organização Mundial da Saúde (OMS). Plano de ação global para a segurança do paciente 2021-2030. Brasília: a Organização; 2022 [citado 19 abr 2023]. Disponível em: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2022/11/document.pdf

Ministério da Saúde (BR). Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [citado 31 mar 2022]. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2017-09/2017- anvisa---caderno-1---assistencia-segura---uma-reflexao-teorica-aplicada-a-pratica.pdf

Oliveira RM, Leitão IMTA, Silva LMS, Figueiredo SV, Sampaio RL, Gondim MM. Strategies for promoting patient safety: from the identification of the risks to the evidence-based practices. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. [Internet]. 2014 [citado 19 abr 2023]; 18(1). Doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140018

Paranaguá TTB, Teixeira CC, Santana TS, Afonso TC, Oliveira MG, Bezerra ALQ. Aplicação do aprendido em treinamento sobre segurança do paciente: Estratégias utilizadas por profissionais da atenção primária à saúde. Enferm. foco (Brasília). [Internet]. 2022 [citado 19 abr 2023]; 13: e-202220. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202220

Sousa VTS, Nascimento TF, Sousa FP, Freire VECS, Vasconcelos PF. Desenvolvimento de curso sobre gestão da qualidade e segurança do paciente: um relato de experiência. In: Oliveira PL, Quental OB, Cabral SAAO, Pereira AP, Moura JGH, organizadores. Gestão em Saúde: diversificação, tendências e aplicabilidade da qualidade nos serviços de saúde. Cajazeiras (PB): IDEIA; 2021; p. 67-74.

Secretaria de Estado de Saúde (RJ). Plano de fortalecimento das práticas de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde 2019-2022. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Saúde; 2019 [citado 27 mar 2022]. Disponível em: https://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/Plano-de-fortalecimento-das-praticas-de-seguranca-do-paciente-atencao-primaria-a-saude.pdf

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein [Internet]. 2010 [citado 27 mar 2022]; 8(1): 102-6. Doi: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

Mendes KS, Silveira RCCP, Galvão CM. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2019 [citado 27 mar 2022]; 28: 1-13. Doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204

Silva TAS, Loureiro LH. Segurança do paciente: estratégia de ensino-aprendizagem. Res., Soc. Dev. [Internet]. 2021 [citado 08 mai 2022]; 10(14): e348101422199. Doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22199

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Syst. Rev. [Internet]. 2016 [citado 27 mar 2022]; 5(210). Doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa de literatura [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2005.

Page MJ, Mckenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. [Internet]. 2021 [citado 19 abr 2023];372(71). Doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n160

González-Formoso C, Clavería A, Fernández-Domínguez MJ, Lago-Deibe FL, Hermida-Rial L, Rial A, et al. Effectiveness of an educational intervention to improve the safety culture in primary care: a randomized trial. BMC Fam Pract. [Internet]. 2019 [citado 30 mar 2022]; 20(1): 15. Doi: https://doi.org/10.1186/s12875-018-0901-8

Wagner LM, Dolansky MA, Englander R. Entrustable professional activities for quality and patient safety. Nurs Outlook [Internet]. 2018 [citado 30 mar 2022]; 66(3): 237-43. Doi: https://doi.org/10.1016/j.outlook.2017.11.001

Khalil H, Lee S. The implementation of a successful medication safety program in a primary care. J Eval Clin Pract. [Internet]. 2018 [citado 30 mar 2022]; 24(2): 403-7. Doi: https://doi.org/10.1111/jep.12870

Arora S, Tsang F, Kekecs Z, Shah N, Archer S, Smith J, et al. Patient Safety Education 20 Years After the Institute of Medicine Report: Results From a Cross-sectional National Survey. J Patient Saf. [Internet]. 2021 [citado 30 mar 2021]; 17(8): e1884-e1888. Doi: https://doi.org/10.1097/pts.0000000000000676

Llamas JS, Peña MPA, Felipe BP. La formación en seguridad del paciente y una docencia segura en atención primariaPatient safety training and a safe teaching in primary care. Aten. prim. [Internet]. 2021 [citado 30 mar 2022]; 53: 102199. Doi: https://doi.org/10.1016/j.aprim.2021.102199

Khalil H, Shahid M, Roughead L. Medication safety programs in primary care: a scoping review. JBI Database System Rev Implement Rep. [Internet]. 2017 [citado 30 mar 2022]; 15(10): 2512-26. Doi: https://doi.org/10.11124/jbisrir-2017-003436

Macedo LL, Silva AMR, Silva JFM, Haddad MCFL, Girotto E. A cultura em torno da segurança do paciente na atenção primária à saúde: distinções entre categorias profissionais. Trab. Educ. Saúde (Online). [Internet]. 2020 [citado 09 mai 2022]; 18(1): e0023368. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00233

Ferreira L, Barbosa JSA, Esposti CDD, Cruz MM. Permanent Health Education in primary care: an integrative review of literature. Saúde debate [Internet]. 2019 [citado 06 mai 2019]; 43(120): 223-39. Doi: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017

Uttley E, Suggitt D, Baxter D, Jafar W. (2020). Multiprofessional in situ simulation is an effective method of identifying latent patient safety threats on the gastroenterology Ward. Frontline Gastroenterol. [Internet]. 2020 [citado 09 mai 2022]; 11(5): 351-7. Doi: https://doi.org/10.1136/flgastro-2019-101307

Vasconcelos PF, Carvalho REFL, Sousa Neto PH, Dutra FCS, Sousa VTS, Oliveira SKP, et al. Patient safety atmosphere in primary health care: root cause analysis. REME rev. min. enferm. 2021 [citado 08 mai 2022]; 25: e-1371. Doi: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762-20210019

Moraes MCS, Dutra GO, Ferreira TDM, Dias FCP, Balsanelli AP, Gasparino RC. Nursing coaching leadership and its influence on job satisfaction and patient safety. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2021 [citado 09 mai 2022]; 55: e03779. Doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020042103779

Ortega J, Cometto MC, Zárate Grajales RA, Malvárez S, Cassiani S, Falconi C, et al. Distance learning and patient safety: Report and evaluation of an online patient safety course. Rev. panam. salud pública [Internet]. 2020 [citado 10 mai 2022]; 44: e33. Doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.33

Santos PRA, Rocha FLR, Sampaio CSJC. Actions for safety in the prescription, use and administration of medications in emergency care units. Rev. gaúch. enferm. [Internet]. 2019 [citado 08 mai 2022]; 40: e20180347. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180347

Moraes CCMS, Aguiar RS. A notificação de eventos adversos e suas lacunas no processo de segurança do paciente. Nursing [Internet]. 2020 [citado 08 mai 2022]; 23(271): 5025-40. Doi: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p5025-5040

Moreira FTLS, Callou RCM, Albuquerque GA, Oliveira RM. Effective communication strategies for managing disruptive behaviors and promoting patient safety. Rev. gaúch. enferm. [Internet]. 2019 [citado 09 mai 2022]; 40: e20180308. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180308

Publicado

2023-07-20

Como Citar

1.
Paiva J da S, Sousa VT dos S, Martins FV de A, Nogueira MR do N, Vasconcelos PF de, Costa EC. Strategies for training multidisciplinary primary care teams in patient safety: an integrative review. Rev Enferm UFPI [Internet]. 20º de julho de 2023 [citado 2º de março de 2024];12(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3902

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)