Sociodemographic and professional profile of graduate nurses from an academic monitoring program

Autores

  • Emily Manuelli Mendonça Sena Universidade do Estado do Pará
  • Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho Secretaria de Estado da Saúde do Pará
  • Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Margarete Feio Boulhosa Universidade do Estado do Pará
  • Mary Elizabeth de Santana Universidade do Estado do Pará
  • Ivonete Vieira Pereira Peixoto Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2630

Palavras-chave:

Tutoria, Educação em enfermagem, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico e profissional de enfermeiros egressos de um programa de monitoria acadêmica, bem como as contribuições do programa para suas atuações profissionais. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, de abordagem quantitativa e realizada em ambiente virtual, utilizando uma plataforma eletrônica online para a coleta de dados, com enfermeiros egressos do programa de monitoria da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Resultados: Evidenciou-se que os egressos são, predominantemente, mulheres, de idade entre 27 e 30 anos e foram bolsistas. Um número significativo destes inseriu-se em programas de pós-graduação lato sensu, a nível de especialização e/ou residência, trabalham na assistência ou gestão e gerenciamento, possuem experiência como docente e atuaram principalmente no ensino básico. Conclusão: O programa de monitoria acadêmica contribuiu para as atuações profissionais dos enfermeiros egressos analisados, demonstrando ser um mecanismo para atingir-se o nível de excelência almejado pelas diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.

Publicado

2022-08-02

Como Citar

1.
Sena EMM, Rosa de Carvalho D de N, Assunção Ribeiro da Costa RE, Feio Boulhosa M, de Santana ME, Vieira Pereira Peixoto I. Sociodemographic and professional profile of graduate nurses from an academic monitoring program. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2º de agosto de 2022 [citado 9º de dezembro de 2022];11(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2630

Edição

Seção

Original