Teaching-service-management integration for interdisciplinary training and children's health care qualification

Autores

  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Antonio Rodrigues Ferreira Junior Universidade Estadual do Ceará
  • Ingrid Martins Leite Lucio Universidade Federal de Alagoas
  • Deborah Pedrosa Moreira Centro Universitário Christus
  • Berta Augusta Faraday Sousa Pinheiro Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
  • Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2517

Palavras-chave:

Atenção Primária de Saúde, Saúde da Criança, Enfermagem, Educação, Administração de Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Relatar a integração ensino-serviço-gestão como estratégia para formação interdisciplinar e qualificação do cuidado à saúde infantil. Método: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo com abordagem qualitativa, ocorrido em uma Unidade de Atenção Primária de Saúde, no município de Fortaleza - Ceará, de janeiro a dezembro de 2019. Utilizando como referencial teórico os sete saberes necessários à educação do futuro de Morin. Resultados: As ações de integração por meio de metodologias ativas promoveram a horizontalidade do cuidado, oferecendo aos atores envolvidos uma (co)responsabilidade pela manutenção da saúde da criança. Conclusão: A relação ensino, serviço e gestão é uma grande potencialidade, quando ocorre uma parceria e engajamento de todos os atores envolvidos, principalmente diante de situações limites, como a busca de redução da morbimortalidade infantil.  

Publicado

2022-09-14

Como Citar

1.
Freitas ASF de, Ferreira Junior AR, Lucio IML, Moreira DP, Pinheiro BAFS, Pitombeira MGV. Teaching-service-management integration for interdisciplinary training and children’s health care qualification. Rev Enferm UFPI [Internet]. 14º de setembro de 2022 [citado 3º de dezembro de 2022];11(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2517

Edição

Seção

Relato de Experiência