Development and validation of playful didactic resources for the prevention of accidents in childhood

Autores

  • Vânia Chagas da Costa Universidade de Pernambuco
  • Maria Eduarda Queiroz do Nascimento Universidade de Pernambuco.
  • Monique Maria de Lima Nascimento Universidade de Pernambuco.
  • Laryssa Rodrigues Alves da Silva Universidade de Pernambuco.
  • Emanuela Batista Ferreira e Pereira Universidade de Pernambuco.
  • Deuzany Bezerra de Melo Leão Universidade de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.1646

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Prevenção de Acidentes, Enfermagem Pediátrica, Educação em Saúde, Estudo de Validação

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar recursos didáticos lúdicos para prevenção de acidentes comuns na infância para escolares de 4 e 5 anos da educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo de desenvolvimento e validação de recursos didáticos lúdicos, do tipo pesquisa metodológica, desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira a construção de recursos didáticos lúdicos e a segunda etapa a validação do material por juízes especialistas. Resultados: Foram elaborados um roteiro de história, duas paródias, uma atividade ilustrada, um jogo e duas brincadeiras que abordaram temáticas de prevenção de acidentes comuns na infância, quedas e queimaduras, sendo posteriormente avaliados por onze juízes especialistas na área da saúde da criança e da educação infantil que classificaram os recursos didáticos lúdicos como ferramentas eficazes para uso em intervenções educativas com escolares da educação infantil para prevenção de acidentes comuns na infância. A média geral de todos os domínios avaliados mostrou 98% de concordância. Conclusão: Este estudo evidenciou a relevância da validação dos recursos didáticos lúdicos para serem utilizados em ações educativas planejadas com qualidade, propiciando às crianças o conhecimento sobre prevenção de acidentes comuns na infância. 

Biografia do Autor

Vânia Chagas da Costa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Universidade de Pernambuco. 

Maria Eduarda Queiroz do Nascimento, Universidade de Pernambuco.

Enfermeira. Especialização em Saúde Coletiva. Sanitarista da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Monique Maria de Lima Nascimento, Universidade de Pernambuco.

Enfermeira Residente do Programa de Residência em Enfermagem em Emergência Geral no Hospital da Restauração. COREMU/UPE.

Laryssa Rodrigues Alves da Silva, Universidade de Pernambuco.

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.

Emanuela Batista Ferreira e Pereira, Universidade de Pernambuco.

Doutora em Cirurgia. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Universidade de Pernambuco. 

Deuzany Bezerra de Melo Leão, Universidade de Pernambuco.

Mestre em Hebiatria. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Universidade de Pernambuco.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

1.
Chagas da Costa V, Queiroz do Nascimento ME, de Lima Nascimento MM, Rodrigues Alves da Silva L, Batista Ferreira e Pereira E, Bezerra de Melo Leão D. Development and validation of playful didactic resources for the prevention of accidents in childhood. Rev Enferm UFPI [Internet]. 25º de junho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];11(1). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1646

Edição

Seção

Original