Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

PREPARO DO MANUSCRITO PARA SUBMISSÃO

Podem ser submetidos para avaliação inicial manuscritos que não estejam em conformidade com as diretrizes da Revista Prevenção de Infecção e Saúde. No entanto, na submissão inicial, o manuscrito deve seguir o formato de um artigo científico padrão e incluir todos os arquivos necessários para revisão. Caso o artigo seja revisado ou aceito para publicação, os autores serão responsáveis por formatá-lo de acordo com os requisitos específicos da revista, incluindo padrões para referências, tabelas, figuras, entre outros.

Preparo dos documentos: manuscrito e estrutura dos textos

» Layout da página

Para submissão do manuscrito, os autores deverão preparar dois documentos distintos: 1) Página de identificação; e 2) Documento principal

  1. Página de Título (Modelo 1)

Deve incluir os seguintes elementos:

  • Título do trabalho em negrito e caixa alta, conciso e informativo, contendo no máximo 15 palavras, no idioma original. Não empregar: siglas e elementos institucionais, do universo geográfico, de dimensão regional, nacional ou internacional. Apresentar apenas os elementos do objeto de estudo ou dos descritores
  • Para cada autor, é necessário fornecer o nome completo, registro ativo do ORCID, afiliação institucional, cidade, estado e país. Também devem ser fornecidos o nome completo, o endereço institucional e eletrônico do autor correspondente.
  • A revista não limita o número de autores, no entanto quando esse quantitativo ultrapassa seis (06), deve ser justificado de acordo com critérios de autoria. O editor pode aceitar ou não a justificativa para a quantidade de autores. Caso não se chegue a um consenso, o manuscrito pode ser recusado. A quantidade e ordem de autoria não pode ser mudada após a aceitação do manuscrito. 
  • Origem do manuscrito, indicando se foi extraído de tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso ou projeto de pesquisa. É importante incluir o título do trabalho, o programa vinculado e o ano da apresentação.
  • Agradecimentos devem ser mencionados para instituições que possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.
  • A contribuição de autoria deve seguir os critérios do ICMJE, envolvendo a concepção e projeto, coleta, análise e interpretação dos dados, participação ativa na discussão dos resultados, redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual, revisão e aprovação final da versão a ser publicada, e concordância com a veracidade e integridade das informações do manuscrito.
  • Informações sobre as fontes de financiamento, mencionando o nome das instituições públicas ou privadas que forneceram apoio financeiro, assistência técnica ou outros auxílios.
  • Conflitos de interesse devem ser relatados, se houver, para todos os autores.
  1. Manuscrito (Documento principal) (Modelo 2)

Os manuscritos devem ser preparados de acordo com as normas editoriais da revista, redigidos na ortografia oficial, obedecendo a seguinte formatação:

  • Texto: em papel do tipo A4 (dimensões: 21 x 29,7 cm)
  • Margens da página: Personalizadas com 2,0 cm em cada um dos lados
  • Letra: A REPIS adota a letra Trebuchet MS em tamanho 11 pontos, em todo o texto.
  • Espaçamento: 1,5 cm em todo o manuscrito, inclusive referências e títulos de figuras e tabelas.
  • Idioma: A revista aceita manuscritos em três idiomas: português, inglês e espanhol. Deve-se manter o mesmo idioma em todo o texto.
  • Limite de páginas: Cada categoria de texto tem seu limite de tamanho: Artigos Originais: limitados a 12 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Short comunnication/ Brief report: limitados a 05 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Estudo de Revisão: limitados a 15 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Relato de experiência: limitados a 10 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Relato de caso clínico: limitados a 08 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Reflexão: limitados a 10 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências).
  • Margens laterais do texto/recuo: 1,25 cm. (Exceto títulos de tabelas e referencias)

Estrutura/seções

  • Título somente no idioma do manuscrito
  • Resumo estruturado e somente no idioma do manuscrito.
  • Descritores somente no idioma do manuscrito
  • Introdução
  • Método
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências

OBSERVAÇÃO: O manuscrito deve ser submetido no idioma original do primeiro autor. No caso de o manuscrito estar escrito em inglês e os autores serem brasileiros, é necessário enviar também a versão em português para avaliação da qualidade da tradução pelo corpo editorial da revista.

Resumo: o resumo deve ser apresentado na primeira página, somente no idioma do manuscrito, com limite máximo de 200 palavras. Deve-se elaborá-lo de forma estruturada iniciar e sequenciar o texto com letra minúscula antecedidos pelos termos: Introdução: Deve abordar a problemática e conter os objetivos ou hipóteses. Delineamento: Materiais e métodos utilizados para atingir os objetivos e chegar a conclusão; Resultados: Principais resultados. Dar sempre destaque a originalidade. Implicações: Qual o impacto no que já se sabe? Quais as implicações para a prática clínica ou políticas públicas. Itens não permitidos no resumo: siglas e citações de autores.

Descritores: abaixo do resumo, incluir três a seis descritores no idioma original. Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS),  quando acompanharem os resumos em português e espanhol. E o Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus, para os resumos em inglês.

Apresentação das seções: o texto deve estar organizado sem numeração progressiva para título e subtítulo, devendo ser diferenciado através de tamanho da fonte utilizada.

Ilustrações: as tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, sendo limitadas a cinco no total. Configuradas na mesma fonte do texto, com espaçamento simples entre linhas, negrito apenas no cabeçalho, caixa alta apenas nas iniciais da variável, exceto tabelas e quadros, todas as demais ilustrações devem ser designadas como figuras.

Tabelas: devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 

  • Devem apresentar dado numérico como informação central;
  • Título informativo, conciso e claro, contendo “o que”, “de quem”, cidade, sigla do Estado, país, ano da coleta de dados, seguido de ponto. Na sequência, informar o tamanho da amostra estudada entre parênteses precedido da letra n.
  • Exemplo: Tabela 1 - Distribuição das mulheres vítimas de violência doméstica, segundo idade, cor, estado civil e escolaridade. Salvador, BA, Brasil, 2014. (n=209)
  • Os dados devem estar separados corretamente por linhas e colunas de forma que esteja, cada dado, numa casela;
  • Devem possuir traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior. Devem ser abertas lateralmente.
  • Não são permitidos: quebras de linhas utilizando a tecla Enter, recuos utilizando a tecla Tab, espaços para separar os dados, sublinhado, marcadores do Microsoft® Office Word e cores nas células;
  • Evitar tabelas extensas, com mais de uma página;
  • Tabelas curtas devem ser convertidas em texto;
  • As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da tabela, utilizando os símbolos na sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡.
  • As legendas devem estar localizadas após a linha inferior da tabela, restritas ao mínimo necessário, sem negrito, apresentando o termo em caixa alta separado da descrição por dois pontos (ex.: VCM: volume corpuscular médio). Entre as legendas, deve-se usar ponto e vírgula e fonte Trebuchet MS, tamanho 10.
  • O teste estatístico utilizado deve ser mencionado na legenda;
  • O título dos resultados não deve ser colocado no corpo da tabela, mas sim no cabeçalho sob a forma de %, n, média, mediana, p-valor, entre outros;
  • Citar a fonte no rodapé da tabela, abaixo da legenda (se existir) ou abaixo da linha inferior da tabela. Ex.: Fonte: DATASUS12

Quadros: devem apresentar as informações na forma discursiva, contendo:

  • Título informativo, conciso e claro, expressando o conteúdo e localizado na parte superior do quadro;
  • Difere das tabelas principalmente por conter dados textuais, são fechados nas laterais e contém linhas internas;
  • Evitar quadros extensos, com mais de uma página;
  • Quando o quadro não for de autoria própria, deve ter a fonte citada em rodapé. A legenda, se existir, segue o mesmo formato que o descrito para tabelas e deve estar localizada antes da fonte do quadro, em linha diferente.

Figuras: não devem repetir os dados representados em textos ou tabelas. Além de estarem inseridas no texto, deverão ser encaminhadas em separado e em qualidade necessária à publicação. Se forem extraídas de outra fonte, publicada ou não, os autores devem encaminhar permissão, por escrito, para sua utilização. Devem conter legenda, quando necessário, e fonte, sempre que for extraída de obra publicada, que deverá constar nas referências.

  • Título informativo, conciso e claro, expressando o conteúdo e localizado na parte inferior;
  • Devem estar totalmente legíveis, nítidas e autoexplicativas;
  • Vários gráficos em uma figura, só serão aceitos somente se a apresentação conjunta for indispensável à interpretação da figura.
  • Devem possuir alta resolução (mínimo de 300 dpi)
  • Podem estar em preto e branco ou coloridas;
  • Fotos de pessoas devem ser tratadas para impedir a identificação;
  • Se a foto tiver proteção de direitos autorais, deverá ser acompanhada de uma carta de autorização para publicação.

Citações no texto

Citações indiretas: as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, como preconizada pela norma Vancouver.  Não é necessário o uso dos parênteses. O número deverá ser colocado após o ponto final, sem espaço entre a última letra e o número (vide exemplo)*. Atenção: Números sequenciais devem ser separados por hífen; enquanto números aleatórios, por vírgula.

*Ex: (1). A infecção hospitalar aumenta consideravelmente o tempo de internação.1

*Ex:(2). A infecção hospitalar aumenta os gastos relacionados a internação.1-4

*Ex:(3). A infecção hospitalar aumenta os gastos relacionados a internação.1,2,5

Citações diretas (transcrição textual): devem ser apresentadas no corpo do texto em até três linhas, entre aspas (sem itálico) e referência correspondente conforme exemplo: 13:4 (autor e página); com mais de três linhas, usar o recuo de 3 cm, letra tamanho 11 (sem aspas e sem itálico), seguindo a indicação de autor e data.

Depoimentos: as citações de pesquisa qualitativa devem estar em itálico, no corpo do texto, identificando entre parênteses a autoria e respeitando o anonimato. A identificação da autoria deve ser sem itálico. Exemplo: [...] envolvendo mais os acadêmicos e profissionais em projetos sociais, conhecendo mais os problemas da comunidade (e7).

Referências

Número de referências: Não há número máximo de referências, as mesmas devem estar atualizadas, preferencialmente dos últimos 03 anos, quando convier. Não apresentar, de preferência, referências de monografias, dissertações e teses, é preferível apresentar os artigos oriundos destes trabalhos. É obrigatório apresentação de referências de periódicos internacionais, indica-se ao menos 50%.

Estilo: Devem ser redigidas de acordo com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Exemplos de referências:

#Artigos de periódicos com até 6 autores

Autores do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

Souza KGS, Silva RAR, Silva ITS, Bonfada D, Farias TRO, Silva FFA. Ergonomic risks and the work activity of nurses in a public hospital. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2012 Jan [cited 2013 Dec 12]; 6(1):97-103. Available from:http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/2075

#Artigos de periódicos com mais de 6 autores

Seis primeiros autores, seguidos da expressão et al. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

Herman-Giddens M, Steffes J, Dowshen S, Hussey M, Harris D, Wasserman R, et al. Age of onset of selected pubertal characteristics: Cross-sectional data from non-hispanic white boys. Pediatric Academic Societies [Internet]. 2010 May [cited 2014 Nov 17];1(4):35-49. Available from: http://www.aap.org/en-us/professional

# Organização(ões) como autora(es)

Organização. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

Sociedade Brasileira de Hipertensão. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arq. Bras. Cardiol. 2005; 84 (supl. 1):544-52.

# Livros

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição . Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ribeiro MS. Enfermagem e trabalho: Fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores. 2nd ed. São Paulo: Martinari; 2008.

# Capítulo de livro

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição . Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Fantauzzi GS, Aarão BFC. O Advento do Crack no Contexto Político Brasileiro. In: Sapori LF, Medeiros R, editores. Crack: um desafo social. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; 2010. P. 220-245

# Tese, dissertação e trabalho de conclusão de curso

Autor (es). Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Valle ARMC. Competências do enfermeiro para ações preventivas na atenção domiciliar com ênfase nos riscos de infecção. [Tese de doutorado]. Ribeirão preto: Universidade de São Paulo, curso de Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2013.

» Instrução para submissão

A submissão deve ser feita pelo sistema: https://periodicos.ufpi.br/index.php/repis/about/submissions com seu login e senha. Para submeter o texto TODOS os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde, e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão. É necessário anexar a declaração de transferência de direitos autorais, bem como os outros documentos suplementares.

» Revisão de idiomas

A partir de janeiro de 2017 a REPIS passou a exigir a tradução dos manuscritos para a versão em inglês. Esta medida visa aumentar a visibilidade da Revista bem como sua indexação em bases de dados conceituadas. 
Os trabalhos selecionados serão informados assim que aprovados e a tradução deverá ser providenciada pelos autores. A REPIS trabalha com empresas especificas que fornecem descontos de até 40% para a Revista.

» Taxas de processamento

A REPIS não cobra taxa de publicação, entretanto, os autores que desejarem publicar seus artigos serão responsáveis por custear:

- Taxa de avaliação e processamento do artigo - R$ 200,00 (duzentos reais) - avaliacaorepis@gmail.com

- Taxa de revisão da língua portuguesa e tradução para o idioma inglês (0,25 por palavra) - empresas: marca-textos@hotmail.com e editsinstituto@gmail.com

- Taxa de Layout - R$ 200,00 (duzentos reais) - marca-textos@hotmail.com

» Periodicidade

A revista adota o sistema de publicação continuada (rolling Pass), largamente utilizado no exterior. Essa medida faz com que a publicação do artigo seja mais rápida, não dependendo de outros artigos para fechamento de um fascículo.

» Avaliação de similaridade

 A REPIS apoia as boas práticas em pesquisa e a Ética editorial, e baseado nisso, submete os textos a avaliação de similaridade por meio do software Turnitin. Solicitamos que trechos com similaridade acima de 2% sejam refeitos. A analis da similaridade é feita quanti e qualitativamente.

Atenção: Casos de identificação de plágio e autoplágio serão analisadas pelo Conselho Editorial da REPIS para decisão das penalidades, que podem incluir proibição de submeter no periódico por período de 6 a 24 meses. Os autores terão acesso ao relatório de similaridade.

Atenção: Casos relacionados a similaridade com Teses, Dissertações, trabalhos publicados em anais de eventos e derivados do próprio autor não são considerados plágio.

» Repositórios de Pré-Print

A REPIS aceita manuscritos publicados previamente em repositórios de Pré-Print.

» Acesso aberto

Este periódico  está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo que o conteúdo da mesma seja de acesso aberto. 

 

 

Artigo Original

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Estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes. A apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, limitando-se a 6 páginas.

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Resenhas

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Um "Short Communication" permite que o autor apresente observações preliminares importantes ou que ainda não contenha dados que justifiquem a publicação de um artigo completo. Short Communication devem ser breves, de aproximadamente 500 a 1500 palavras e fornecer informações adequadas para permitir a mesma avaliação pelos pares dada a outras apresentações.

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Contato para Suporte Técnico

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