Sobre a Revista

A Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS) ISSN: 2446-7901, é um periódico internacional, científico e de acesso aberto, revisado por pares, publicado pela Human Exposome and Diseases Network (HEID)  USP - Universidade de São Paulo.

A REPIS é o veículo de divulgação da HEID, uma rede global de pesquisadores comprometidos com estudos no campo das doenças infecciosas e da Prevenção e Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde – IRAS, reconhecendo a complexidade do expossoma humano e a ameaça à saúde planetária.

O periódico não possui quaisquer fins lucrativos e oferece acesso livre para os leitores, sendo o custo de processamento dos artigos (APC) realizado pela Human Exposome and Diseases Network (HEID).

A revista é altamente visível, indexada nas Bases/Indexadores:

CuidenIndex Copernicus InternationalResearch BibleLatindexCrossRefScholar GoogleREDIBPKP IndexDOAJMIARBiblioteca Virtual em Saúde (BVS)BDEnf

DiadorimIBICTSumarios.orgLIVREperiodicos CAPES.

REPIS is available in: Publons

A REPIS oferece publicação rápida, com decisões iniciais em cerca de 7 dias após a submissão e decisões pós-revisão por pares em cerca de 40 dias. 

Objetivos: publicar pesquisas no campo das doenças infecciosas e da Prevenção e Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde - IRAS. Acolhemos manuscritos que abordam pesquisa, epidemiologia e clínica de infecções, com a intenção de ser uma fonte confiável tanto para acadêmicos quanto para profissionais da saúde.

A REPIS aceita publicação de artigos em 3 idiomas: português, inglês e espanhol. Publicamos manuscritos nas categorias: artigos originais, revisões, relatos de casos clínicos e relatos breves, que atendam as normas de publicação da Revista, enfatizando a importância de uma linguagem clara e acessível para garantir a aplicabilidade dos conhecimentos na prática clínica.

Missão:

Fomentar a expansão do conhecimento técnico-científico sobre as doenças infecciosas e a Prevenção e Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde - IRAS, contribuindo significativamente para a saúde pública. Estamos comprometidos em publicar pesquisas rigorosas e práticas em epidemiologia e clínica das doenças infecciosas.

Escopo:

Esperamos receber e publicar manuscritos que abordem os seguintes temas / áreas:

  • Epidemiologia de doenças infecciosas
  • Infecções relacionadas a assistência à saúde - IRAS
  • Microbiologia aplicada a infecção
  • Saúde e segurança do paciente e do trabalhador
  • HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis
  • Diagnóstico, tratamento, gestão e prevenção de doenças infecciosas
  • Infecções bacterianas e virais emergentes
  • Vacinas e processos associados 
  • Terapias anti-infecciosa
  • Enfermagem e controle de infecção
  • Práticas avançadas de enfermagem visando a prevenção e o controle de infecção
  • Doenças infecciosas emergentes e reemergentes

Indicadores (2024):

Scholar Google 2023:

  • Índice h5:10
  • Mediana h5:18

Qualis CAPES Brasil 2024 - B1

Edições Anteriores 

As publicações de 2015 até 2021 estão hospedadas no site antigo, para ter acesso clique aqui.

Textos altamente citados:

RESISTÊNCIA BACTERIANA À ANTIBIÓTICOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

TS Rodrigues, AMR dos Santos, PC Lima, MEB Moura, PDOL Goiano, ...

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 4

33

2018

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO HUMANIZADO

FC Nascimento, MP Silva, MRP Viana

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 4

33

2018

COVID-19: ORIGIN, PATHOGENESIS, TRANSMISSION, CLINICAL ASPECTS AND CURRENT THERAPEUTIC STRATEGIES

LP de Albuquerque, RB da Silva, RMS de Araújo

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 6

20

2020

COVID-19: ANALYSIS OF CONFIRMED CASES IN TERESINA, PIAUI, BRAZIL

AAC Araújo, JV Amaral, J do Nascimento Sousa, MCS Fonseca, ...

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 6

20

2020

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À GESTANTE DE ALTO RISCO SOB A VISÃO DO PROFISSIONAL

TFH do Nascimento, FNF de Araujo, NSCS Soares, FM Silva, ...

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 4

18

2018

HOW CAN COVID-19 PANDEMIC AFFECT MEN'S HEALTH? A SOCIOHISTORIC ANALYSIS

AR de Sousa

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 6

18

2020

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NO ESTADO DO MARANHÃO NOS ANOS DE 2012 A 2016

MSR Oliveira, LC Sousa, LS Baldoino, AA Alvarenga, MNP da Silva, ...

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 4

15

2018

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE EM PACIENTES PORTADORES DE HIV

GFG Alcalde, JGM Santos, EC Berro, PU Simioni, LA Ugrinovich

Revista Prevenção de Infecção e Saúde 4

15

2018

 

» Instrução para submissão

A submissão deve ser feita pelo sistema: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis com seu login e senha. Para submeter o texto todos os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde - REPIS e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão.

Avaliação pelos pares

A REPIS possui dois sistemas de avaliação de manuscritos, conforme a seguir:

  1. Artigos derivados de pré-print

Manuscritos que foram disponibilizados em repositórios de pre-print serão analisados pelo sistema de open-peer review. Nesse sistema, avaliadores terão acesso aos nomes dos autores, fornecendo maior transparência ao processo.

Caso o manuscrito seja aceito, será publicado com o nome dos avaliadores e acesso ao relatório de revisão.

É necessário informar na Cover Letter, bem como em “comentários ao editor” que se trata de um manuscrito hospedado em repositório de pré-print, bem como o DOI da submissão.

Manuscritos de membros do corpo editorial só serão analisados mediante esse mecanismo.

  1. Artigos que não foram disponibilizados em nenhum tipo de repositório.

Esses artigos serão encaminhados a dois avaliadores ad hoc, permitindo que os avaliadores desconheçam a autoria dos trabalhos, bem como os autores desconheçam a identidade de seus avaliadores, que irão emitir parecer consubstanciado, de acordo com o preconizado pela Revista, o qual deve atender aos critérios de conteúdo e formatação. Este procedimento é necessário para garantir a integridade ética e profissional dos sujeitos envolvidos neste processo.

Decisões editoriais possíveis

  • Rejeitar imediatamente (antes da revisão por pares): Quando o texto não possui relevância cientifica o suficiente para ser enviado aos revisores ou quando não se encaixa no escopo da revista.
  • Menores revisões: O manuscrito precisa de poucas mudanças, que levam pouco tempo (entre 5 e 10 dias) e envolvem menos da metade das seções do manuscrito;
  • Maiores revisões: O manuscrito precisa de muitas mudanças, que levam muito tempo (entre 11 e 20 dias) e envolvem 75% das seções do manuscrito; Nesse caso não são necessárias mudanças significativas no método e resultados, ou seja não é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos.
  • Rejeitar e resubmeter: O manuscrito precisa de muitas mudanças, sobretudo mudanças significativas no método e resultados, ou seja, é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos. Essas mudanças levariam mais de um mês, mas o manuscrito é interessante para a REPIS.
  • Rejeitar: Após a revisão por pares, os revisores apontaram não existir originalidade ou existir equívocos significativos que não serão superados por revisões.  

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Periodicidade

Desde janeiro de 2018 a revista passou a adotar o sistema de publicação continuada (rolling pass).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.