A FILOSOFIA E O CINEMA CATÁSTROFE: “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E A RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA

Conteúdo do artigo principal

Laécio de Almeida Gomes

Resumo

É possível estabelecer uma relação didática entre filosofia e cinema para ilustrar, esclarecer ou levantar instigantes  discussões em torno dos conceitos e das ideias filosóficas.  Ainda  que  a linguagem cinematográfica seja diferente da filosófica, os diversos gêneros do cinema podem apresentar distintas formas da  realidade  humana  de  modo crítico e conciso.  Esse  seria  o caso do cinema catástrofe,  no qual  são evidenciadas questões fundamentais, como a relação entre homem e natureza, mostrada, por exemplo, no filme “The Day After Tomorrow” (2004), de Roland Emmerich, discutido neste artigo, à luz de algumas ideias do filósofo inglês Francis Bacon.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida Gomes, L. de . (2010). A FILOSOFIA E O CINEMA CATÁSTROFE: “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E A RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA. Cadernos Do PET Filosofia, 1(2), 50-58. https://doi.org/10.26694/pet.v1i2.2147
Seção
ENSINO DE FILOSOFIA

Referências

BACON, Francis. Aforismos Sobre a Interpretação da Natureza e o Reino doHomem. Nova Cultural: São Paulo, 1999. pp. 33-50. (Coleção os Pensadores)

CABRERA, Júlio. O Cinema Pensa. Tradução de Ryta Vinagre. Rocco: Rio de Janeiro,2006, pp. 112-139.

Dia Depois de Amanhã, O (The Day After Tomorrow, 2004), 124 min. EUA. RolandEmmerich. 20th Century Fox.

Inferno de Dante, O (Dante’s Peak, 1997), 108 min. EUA. Roger Donaldson. UniversalPictures.

Twister (Twister, 1996), 116 min. EUA. Jan de Bont. Warner Bros.