NIILISMO E ABSURDO: ECOS DA “MORTE DE DEUS”

Conteúdo do artigo principal

André Henrique Mendes Viana de Oliveira

Resumo

Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes Viana de Oliveira, A. H. . (2011). NIILISMO E ABSURDO: ECOS DA “MORTE DE DEUS”. Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 35-42. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2122
Seção
ARTIGOS

Referências

CAMUS, Albert. O estrangeiro. Trad. Valerie Rumjanek. 29ª ed. Rio de Janeiro: Record,2008.

. O Homem Revoltado. Trad. Valerie Rumjanek. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

. O Mito de Sísifo. Trad. Ari Roitman e Paulina Watch 6ª ed. Rio de Janeiro: Record,2008.

COLLETE, J. Existencialismo. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

GUIMARÃES, Carlos E. As dimensões do homem: mundo, absurdo, revolta (ensaio sobre a filosofia de Albert Camus). Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1971.

GUTIERRÉZ, Jorge L. A revolta do homem absurdo. IN:- Revista Filosofia Ciência e Vida. nº.21, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich W. Gaia Ciência. IN:- Obras Incompletas (Os Pensadores); seleção de textos de Geràrd Lebrun. Trad. e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

. Para a genealogia da moral. IN:- Obras Incompletas (Os pensadores); seleção de textos de Geràrd Lebrun. Trad. e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

. Sobre o niilismo e o eterno retorno. IN:- Obras Incompletas (Os pensadores); seleção de textos de Geràrd Lebrun. Trad. e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

PAIVA, R. Consciência humana e absurdidade em Camus. IN:- Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da USP. nº 33, 2003. pp. 153-172.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)