AS LIMITAÇÕES DAS ÉTICAS TRADICIONAIS E A FUNDAMENTAÇÃO DA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE SEGUNDO HANS JONAS

Conteúdo do artigo principal

Daniel Alves da Silva Lopes Diniz

Resumo

Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ou não ser atribuídos ao ser e ao nãoser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaicocristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de tais soluções (um dos maiores desafios da ética jonasiana). A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica que envolve a fonte primária, a obra de Jonas, e fontes secundárias. Constatou-se que a ética de Jonas surge da detecção de um niilismo tanto prático quanto teórico que permitiu um avanço desenfreado da técnica. É necessário então submeter a atividade humana à ética novamente. Para tanto foi utilizada uma ontologia que atribui relevância ética ao metabolismo (e não à razão). Deste modo, a ética da responsabilidade objetiva combater o niilismo e o ceticismo moral e supervisionar o progresso técnico; garantindo, assim, a existência de uma vida humana autêntica e de uma natureza que tem a si própria como fim.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva Lopes Diniz, D. A. da . (2012). AS LIMITAÇÕES DAS ÉTICAS TRADICIONAIS E A FUNDAMENTAÇÃO DA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE SEGUNDO HANS JONAS. Cadernos Do PET Filosofia, 3(5), 02-14. https://doi.org/10.26694/pet.v3i5.2108
Seção
ARTIGOS

Referências

FONSECA, Lilian S. G. Liberdade na necessidade ou a resolução do dualismo segundo Jonas. Dissertatio. Pelotas: n. 32, p. 55-75, 2010.

HECK, José N. O princípio responsabilidade e a teleologia objetiva dos valores. Dissertatio. Pelotas: n. 32, p. 17-35, 2010.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro, Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

OLIVEIRA, Jelson R. A transanimalidade do homem: uma premissa do princípio responsabilidade. Dissertatio. Pelotas: n. 32, p. 77-97, 2010.

______. Do panvitalismo ao evolucionismo: Hans Jonas e os aspectos filosóficos da interpretação da vida. Integração. São Paulo: n. 58, p. 253-261, 2009.