O CORPO E AS TRÊS DIMENSÕES DA SEXUALIDADE NA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MAURICE MERLEAU-PONTY

Conteúdo do artigo principal

Diego Luiz Warmling

Resumo

Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas do “eu posso” – é potência exploratória. Assim, ser corpo é estar amarrado a certo mundo; é só por ele que o ser vai ao mundo. Todavia, se assim o for, o mesmo só pode ser compreendido a partir da relação que mantem com outras realidades sensíveis, para além de uma experiência para mim. Deste modo, será, pois, preciso passar a considerar a afetividade e a sexualidade como partes constituintes do nosso trato com o mundo. Enquanto modo de ser que evidencia nossa relação com as coisas, sem apresentar-se, contudo, independente da infraestrutura existencial humana, revisitaremos, portanto, O Corpo como Ser Sexuado presente na Fenomenologia da Percepção e veremos como este a) nos abre para o outro, b) revela o nosso estilo de ser, e c) nos mostra a promiscuidade entre existência e vida sexual.

Detalhes do artigo

Como Citar
Warmling, D. L. . (2016). O CORPO E AS TRÊS DIMENSÕES DA SEXUALIDADE NA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MAURICE MERLEAU-PONTY. Cadernos Do PET Filosofia, 7(13), 53-73. https://doi.org/10.26694/pet.v7i13.2018
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Diego Luiz Warmling, UFSC

Doutorando em Filosofia, UFSC.

Referências

CARDIM, L. N. A Ambiguidade na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. 2007. Tese (doutorado em filosofia) - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CHAUI, M. S. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DA SILVA, C. A. F. A Carnalidade da Reflexão: Ipseidade e Alteridade em Merleau- Ponty. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2009

DUPOND, P. Vocabulário de Merleau-Ponty. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2010. FERRAZ, M. S. A. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. Campinas, SP:Papirus, 2009.

. O transcendental e o existente em Merleau-Ponty. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre uma teoria da sexualidade. In: FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1989. 7v.

FURLAN, R. Introdução à Filosofia de Merleau-Ponty: contrapontos com Freud e Wittgenstein. 1998. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

GILES, T. Crítica fenomenológica da psicologia experimental em Merleau-Ponty.Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1979.

HIDALGO, M. Gestalt, expressão e temporalidade – considerações sobre a fenomenologia da percepção, de Maurice Merleau-Ponty. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanalise. São Paulo: Martins Fontes, 1986.