A ALTERIDADE PLATÔNICA NO DIÁLOGO DO SOFISTA E A SUPERAÇÃO DO NÃO-SER PARMENÍDICO

Conteúdo do artigo principal

Pedro Henrique de Sousa
Israel Simplicio Torres

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal a exposição da teoria ontológica platônica sobre a definição de Ser e Não-Ser que se encontram no clássico diálogo “O Sofista”. Nesta obra, Platão usa uma série de raciocínios bem trabalhados e detalhados para se chegar à proposta popularmente conhecida como alteridade. Até chegar a esta conclusão, o filósofo caminha em direção aos sofistas e observa o que eles faziam a fim de expor sua verdadeira natureza, falha e demagógica, além da superação e refutação da ontologia parmenídica para findar a sua independência filosófica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, P. H. de ., & Torres, I. S. . (2020). A ALTERIDADE PLATÔNICA NO DIÁLOGO DO SOFISTA E A SUPERAÇÃO DO NÃO-SER PARMENÍDICO. Cadernos Do PET Filosofia, 10(20), 47-53. https://doi.org/10.26694/pet.v10i20.1960
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Pedro Henrique de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí

Israel Simplicio Torres, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

PLATÃO. Diálogos: O Sofista. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; tradução e notas de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João. Cruz Costa. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1991. — (Os pensadores).

SOARES, Marcio. Sobre ser, pensamento e discurso no poema de Parmênides. Porto Alegre: Intuito: Revista do PPG em Filosofia da PUCRS, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/4132/3357. Acesso em: 03-nov2018.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: PAULUS, 1990. – (Coleção Filosofia).

SANTOS, Mário Ferreira dos. Convite à filosofia e à história da filosofia. 5 - Ed. LOGOS, 1966.