SOLIDARIEDADE OU RECONHECIMENTO? - PERSPECTIVAS DE RICHARD RORTY E AXEL HONNETH

Conteúdo do artigo principal

Rahra Carvalho de Araújo

Resumo

Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. Tal comportamento limitaria as relações práticas que ocorrem dentro de uma comunidade, atrapalhando o processo de resoluções dos problemas que estão nas práticas sociais, mas que são solapados por buscas de justificativas universalistas. Por outro lado, Axel Honneth defende a solidariedade como uma terceira esfera de reconhecimento, seria a esfera destinada a estima social, comportamento que cada sujeito deveria manifestar a outro indivíduo para haja relações intersubjetivas entre eles. Esta estima é construída levando em consideração a história e as lutas por mudanças sociais, ela é dada como uma esfera de reconhecimento recorrendo a princípios naturalmente humanos, tomando a racionalidade e valores intrinsecamente humanos. O objetivo desse artigo é verificar como cada autor articula suas reflexões sobre o tema.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho de Araújo, R. . (2021). SOLIDARIEDADE OU RECONHECIMENTO? - PERSPECTIVAS DE RICHARD RORTY E AXEL HONNETH. Cadernos Do PET Filosofia, 12(23), 100-113. https://doi.org/10.26694/pet.v12i23.1923
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Rahra Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Piauí – PPGFIL/CCHL

Referências

BRESSIANI, Nathalie. Luta por reconhecimento e diagnóstico das patologias sociais: dois momentos da teoria crítica de Axel Honneth. In: MELO, Rúrion. A teoria crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RORTY, Richard. Pragmatismo. In: CARRILHO, M. M. (org.). Dicionário do Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote, 1991. p. 265-277.

RORTY, Richard. Racionalidade e diferença cultural. In: Verdade e progresso. Trad. Denise R. Sales. Barueri, SP: Manole, 2005a. p. 224-244.

RORTY, Richard. Direitos humanos, racionalidade e sentimentalismo. In: Verdade e progresso. Trad. Denise R. Sales. Barueri, SP: Manole, 2005b. p.199-223.

RORTY, Richard. A justiça como uma lealdade maior. In: Filosofia como política cultural. Tradução de João Carlos Pijnappel. São Paulo: Martins Fontes, 2009.p. 81-103.

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RORTY, Richard. Solidariedade ou objetividade? ” Novos Estudos Cebrap, n.36, p.109-121, jul.1993.

SALVADORI, M. Resenha: Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, de Axel Honneth. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), Caxias do Sul, p. 189 - 192, 15 jan. 2011.