A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ESCOLA COMO LOCÚS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i49.2819

Palavras-chave:

Formação Continuada. Escola. Profissão docente

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a formação continuada de professores tendo a escola como lugar de aprendizagem e locús de formação continuada dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, partimos do seguinte problema: Como a escola pode se constituir um espaço de aprendizagem e formação? Na organização do artigo utilizamos como contribuições teóricas os estudos realizados por diversos autores dos quais destacamos, Nóvoa (2009), Campos (2003), Tardif (2012), Candau (1996), Formosinho (2009), Resende (2006) dentre outros, que discorrem sobre o tema. Os resultados se encaminham no sentido de que existe uma tedência para que a formação continuada dos professores possa acontecer também na escola, tendo em vista que a mesma se constitui em uma comunidade de aprendizagem que articula saberes e promove a construção de conhecimentos. Nesse sentido, a escola como lócus de formação assume uma tendência cada vez mais fortalecida diante das necessidades que emanam da sala de aula, favorecendo a unidade teoria-prática.

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Biografia do Autor

LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES, Universidade do Estado do Maranhão (UEMA)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Ciências com Habilitação em Física- UEMA e Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Metodologia do Ensino de Física (INTA), Educação de Formadores de Professores (UNIFACEMA) e Mídias na educação (UFMA). Professora da Educação Básica e Ensino Superior. Atualmente trabalha como coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Municpal Eng. Jadihel Carvalho no município de Caxias-Ma.

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

CARDOSO DA SILVA LOPES, L., & CAVALCANTE GUEDES, N. (2022). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ESCOLA COMO LOCÚS DE APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, 25(49). https://doi.org/10.26694/rles.v25i49.2819