AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE SUAS ATIVIDADES DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • REJANE ESTHER VIEIRA MATTEI Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Professores, Atividades Docentes, Modalidade a distância

Resumo

O presente artigo tem como temática investigativa as percepções dos professores sobre suas atividades docentes, na modalidade a distância. Nessa perspectiva, vale destacar a ergonomia cognitiva, que conforme Borges (2010) e Falzon (2004), trata-se do estudo dos processos mentais, tais como a percepção, a memória, o raciocínio e as respostas motoras com relação às interações entre as pessoas e outros componentes de um sistema. Na ergonomia, a atividade é o que é feito, o que o sujeito mobiliza para efetuar a tarefa. A tarefa prescrita se define por um objetivo e pelas condições de sua realização. Dessa forma, entende-se que atividade é o conjunto dos processos que o sujeito aciona para realizar a Tarefa. Compreende-se que tais processos correspondem tanto as condições físicas, comportamentais, como os processos intelectuais e cognitivos. Os professores acabam realizando um processo de redefinição, de interpretação dessas tarefas (Tarefa Redefinida) de acordo com sua experiência pessoal e profissional, com sua competência, com seus objetivos pessoais e coletivos, elaborando, assim, uma ressignificação particular à Tarefa Prescrita. Posteriormente, temos a tarefa efetivamente realizada pelos professores, em termos de ações concretas realizadas dentro de um dispositivo fortemente instrumentado (Tarefa Realizada), que se constitui em síntese de todo o processo, isto é, a atividade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, análise documental e de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

REJANE ESTHER VIEIRA MATTEI, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-2012). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2003). Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG-2010). Especialista em Controle da Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pesquisadora CAPES-DS.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.1977.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BORGES, Martha Kaschny. Atividades realizadas por professores que atuam na educação a distância: uma abordagem da ergonomia cognitiva em formação. ANPED. Disponível em: . Acesso em: 06 jan.2011.

CAÑAS, José Juan; WAERNS, Yvonne. Ergonomía Cognitiva: Aspectos Psicológicos de la interacción de las personas con la tecnologia de la informacíon. Madrid: Editorial Medica Panamericana.

CASTRO, Claudia Rodrigues. A interação como instrumento decisivo para o desenvolvimento de cursos a distância. Disponível em: <http://www.cibersociedade.net/congresso2006/gtscomunicacio.phpllengua=p8=10127>. Acesso em: 12 dez. 2009.

CARMO, Cintia Tavares do. Gestão da Performance em instituição federal de educação tecnológica: estudo de caso CEFETES. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2003.

CASTELLS, Manuel. Fim de milênio. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: ______.; ______.; et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DELORS, Jaques. Educação. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2003.

DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.

FALZON, Pierre. Ergonomia. Editora Blucher, 2007.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

JOHNSON, Alfredo Guillermo. Avaliação de Políticas Públicas. Material de exposição – Slides – na versão Power Point para a disciplina Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, no curso de Mestrado Profissionalizante da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2001.

LAPA, Andrea; PRETTO Nelson de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente.Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p.79-97, nov. 2010. Disponível em: < www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1792/1355>. Acesso em: 13 out. 2011.

LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2010.

LITWIN, Edith. Introdução. O bom ensino na educação a distância. In: ______. Educação a distância. Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MARINHO, S. P. Tecnologia, educação contemporânea e desafios ao professor. In: M. C. R. A. Joly (Org.). A tecnologia no ensino:implicações para aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo,2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 1996.

MILLERAND, F. Utilização das TIC: abordagens à inovação, difusão e apropriação (1ª parte).Acesso: dezembro de 2008. Disponível em: <http://commposite.uqam.ca/98.1/articles/ntic_1.htm>. Acesso: 05 set. 2011.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

MOREIRA, Daniel Augusto. Natureza e Fontes do conhecimento em Administração. Administração online – FECAPE – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. São Paulo. 2000. Disponível em: <http://www.fecap.br/adm_online/art11/daniel.htm>. Acesso em: 18 mai. 2010.

MORALES, Elisa Vermelho. História do Cotidiano e Ensino de História. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/historia_do_cotidiano_e_ensino_de_historia.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2011.

MONTMOLLIN, Maurice de. A ergonomia. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.

PRETTO, N. de L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G. (Org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet,2001.

PRETTI, Oreste. Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT – NEAD, 1996.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RASMUSSEN, J. Human factors in a dynamic information society: where are weheading? Egonomics, 2000.

RITTO, A. C.; A.; MACHADO FILHO, N. A caminho da escola virtual: um ensaio carioca. Rio de Janeiro: Consultor, Faculdade Carioca, 1995.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados.Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SILVA, Marinilson Barbosa. O processo de construção de identidades individuais e coletivas do ‘ser tutor’ no contexto da educação a distância, 2005.

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus,1998.

STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TOFFLER, A. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1985.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

VIEIRA MATTEI, R. E. . (2012). AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE SUAS ATIVIDADES DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 233-254. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1385

Edição

Seção

Artigos