VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO

Autores

  • DAGMAR DNALVA DA SILVA BEZERRA Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Escola, Violência, Programa Antibullying, Concepções

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DAGMAR DNALVA DA SILVA BEZERRA, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação – UFG. Professora IV da SEDUC/GO. 

Referências

AMORIM, Douglas D. Agressividade, violência e ensino público brasileiro: desafios da Era Contemporânea. Revista Eletrônica Senac On-Line, 2007. Acesso em: 16 out. 2011.

AQUINO, Julio G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, jul./dez. 1998.

BEZERRA, Dagmar D. S. Formação de professores no Projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRASÍLIA. Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professores em Gênero, Orientação Sexual e Relações ÉtnicoRaciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM,2009.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

COSTA, Marisa V. Caminhos investigativos II: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DINIZ, Wilton da S. As representações sociais da violência na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia e Processos Inclusivos) – Centro Universitário Filadélfia.

DUARTE, Karinne R. Violência à flor da página: as narrativas construídas pela revista VEJA sobre o caso “Maníaco do Parque”. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ELIAS, Maria A. Violência escolar: caminhos para compreender e enfrentar o problema. São Paulo: Ática Educadores, 2011.

FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991. p. 71-91.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GOIÁS. Programa de ‘Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying’ para as escolas estaduais em GO. Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO). Disponível em: <http://www.educacao.go.gov.br. Acesso em: 17 abr. 2011.

GONÇALVES, Luiz A. O.; SPOSITO, Marília P. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, mar. 2002.

GUARESCHI, Pedrinho A.; SILVA, Michele R. da. (Coord.). Bullying: mais sério que se imagina. Porto Alegre: Ed IPUCRS, 2008.

IBGE. XII Censo Demográfico Brasileiro (Censo 2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasília: 2011. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 12/02/2011.

LARAIA, Roque de B. Como opera a Cultura. In: ______. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

LEGIÃO URBANA. Perfeição. Compositores: Dado Villa-Lobos; Renato Russo; Marcelo Bonfá. Álbum: O descobrimento do Brasil,São Paulo: EMI, 1993. LP.

LIBÂNEO, José C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.

MOTTA, Liz. Violência: embates e debates. Mai/2008. Disponível em http://www.terezinhamachado.com/artigos.php?id=182. Acesso em: 16 out. 2011.

PEREIRA, Sônia M. de S. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.

SANTOS, José L. dos. O que é Cultura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SANTOS, Sebastião P. Entre o discurso modernizante e a precariedade da prática: Núcleo de Tecnologia Educacional e Formação de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

SILVA, Ana B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 104, p. 58-75, 1998.

TIROS em Columbine (Bowling for Columbine). Direção de Michael Moore. Documentário. EUA: 2002. 120 min.

TRINCA, Tatiane P. O corpo-imagem na ‘cultura do consumo’: uma análise histórico-social sobre a supremacia da aparência no capitalismo avançado. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

DA SILVA BEZERRA, D. D. . (2013). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 43-64. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362

Edição

Seção

Artigos