CASA-NOVA, Maria José M. Etnografia e produção de conhecimento: reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2009. 224 p.

Autores

  • EDMARA DE CASTRO PINTO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Etnografia e produção de conhecimento, Etnografia, conhecimento, Comissariado

Resumo

A presente obra intitulada “Etnografia e produção de conhecimento: reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses”, de autoria de Maria José Manso Casa-Nova, faz parte de uma investigação mais alargada desenvolvida no âmbito de uma etno-sociologia da educação, da cultura, da etnicidade e do trabalho, tendo em vista que a autora, ao longo de sua carreira acadêmica, sempre se dedicou ao estudo do que poderia se designar como objetos científicos marginais dentro das Ciências Sociais, nomeadamente os estudos de gênero (feminino) e de minorias étnico-culturais. Com efeito, Casa-Nova possui mais de três dezenas de trabalhos científicos publicados em oito países, incluindo livros, capítulos de livro e artigos científicos nos domínios da etnicidade, género, educação intercultural, imigração, diversidades e políticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDMARA DE CASTRO PINTO, Universidade Federal do Piauí

Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí- (UFPI-Campus Parnaíba). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, (UMINHO-Portugal). Licenciada em Pedagogia pela UFPI.  Pesquisadora do NEPEGECI-UFPI. Maria José Manso Casa-Nova, de nacionalidade Portuguesa, é professora auxiliar da Universidade do Minho, (Braga-Portugal), do Instituto de Educação, lotada no Departamento de Ciências Sociais da Educação. É Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Granada e Mestre em Ciências da Educação com especialização em Educação e Diversidade Cultural pela Universidade do Porto. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos (NEDH-IEUM).É também Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIED).

Referências

CASA-NOVA, Maria José M. Etnicidade, género e escolaridade: estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional, 2002.

______. (I)migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português: balanço e perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 13 (47), 181-216, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

DE CASTRO PINTO, E. . (2013). CASA-NOVA, Maria José M. Etnografia e produção de conhecimento: reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2009. 224 p. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 247-254. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1359

Edição

Seção

Resenha