JUVENTUDES: de espectadores das violências na/da escola a construtores da cultura de paz

Autores

  • ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

juventude, Escola, Violência, cultura de paz

Resumo

Neste texto, temos como objetivo refletir sobre o tema juventude, considerando-a sob um olhar positivo, como potencial de mudanças e capaz de apresentar e realizar ações propositivas no sentido de mudar a realidade social. A partir dessa perspectiva, em que o jovem é visto como solução e não como problema, introduzimos a ideia e o conceito de protagonismo juvenil, proposta que tem como foco possibilitar aos jovens participação ativa, construtiva e solidária, para que possam se envolver na solução de problemas reais na escola, na comunidade e na sociedade. Dentre esses problemas, encontramos o fenômeno das violências, que tem eclodido e se manifestado com frequência e formas cada vez mais assustadoras no espaço escolar. Porém, assim como na sociedade, de modo geral, na escola, também verificamos a existência do binômio juventude-violência, no qual o jovem é associado a atos de violência, o que tem contribuído para reforçar a visão estereotipada do jovem violento, além do equívoco de que a solução para os problemas sociais e da escola deve sempre partir do adulto. Diante disso, nossa reflexão se faz no sentido de, a partir da concepção positiva de jovem e tendo como base a experiência realizada com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Teresina-Pi, mostrar a possibilidade de desconstrução das violências e, ao mesmo tempo, de construção de uma cultura de paz no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí/CCE/DEFE, Área de Fundamentos Psicológicos da Educação. 

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Número Especial. Juventude e Contemporaneidade. ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 5 , maio/jun./jul./ago. 1997; n. 6, p. 25-36, set./out./nov./dez. 1997.

ABRAMO, Helena Wendel; FREITAS, Mª Virgínia de; SPOSITO, Marília P. (Orgs.) Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000

COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil. São Paulo: FTD, 2005

GROPPO, Luís Antonio. Juventudes: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

MACÊDO, Rosa Maria de Almeida. Juventudes, cultura de paz e escola: transformando possibilidades em realidade. 2012. Tese (Doutorado) – UFC, Fortaleza-Ce, 2012.

MACÊDO, Rosa Maria de Almeida; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Um olhar sobre juventudes, escola e violências. Teresina: Expansão, 2007.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Juventude, Paz e Espiritualidade: Opção por uma prática educativa ético-amorosa. In: IBIAPINA, Ivana Maria L. de M.; CARVALHO, Maria Vilani C. de. (Orgs.). A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. IV Encontro de pesquisa em educação da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2006. p.167-178

_____. Juventudes e cultura de paz: diálogos de esperança. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, a. 12, n. 16, p. 65-70,jan./jun. 2007.

MILANI, Feizi Masrour. De espectadores a protagonistas da Cultura de Paz. In: BALESTRERI, Ricardo Brisolla (Org.). Na inquietude da paz.Passo Fundo, RS: Edições CAPEC, 2003. p. 13-31.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Juventude e Contemporaneidade. ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 5, maio/jun./jul./ago. 1997, n.5; n. 6, p. 15-24, set/out./nov./dez. 1997.

SPOSITO, Marília Pontes. A pesquisa sobre Jovens na Pós-Graduação: um balanço da produção discente em Educação, serviço Social e Ciências Sociais. In: SPOSITO, Marília Pontes. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009, v.1, p. 17-56.

TRASSI, Maria de Lourdes; MALVASI, Paulo Artur. Violentamente pacíficos: desconstruindo a associação juventudes e violência. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

DE ALMEIDA MACÊDO, R. M. . (2013). JUVENTUDES: de espectadores das violências na/da escola a construtores da cultura de paz. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 303-322. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1352

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)