PARA ALÉM DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS: a produção da presença de jovens cotistas criando novas possibilidades de pensar a Educação

Autores

  • DAGMAR DE MELLO E SILVA Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

jovens universitários cotistas, produção de sentido, produção de presença, experiência estética

Resumo

Esta proposta consiste em buscar, nas experiências estéticas de jovens universitários cotistas, possibilidades de problematizarmos a Educação e a produção de conhecimento no mundo contemporâneo. Não como produção de sentido que se abriga nas palavras traduzidas por uma hermenêutica que “desvela” o “invisível” do discurso, técnica interpretativa de verificação utilizada pelas ciências humanas na tentativa de dar conta de seu “objeto”, recorrendo à “metafísica” como “atitude, quer cotidiana, quer acadêmica, que atribui ao sentido dos fenômenos um valor mais elevado que à sua presença material.” (GUMBRECHT, 2010). A partir do conceito de produção de presença, pretendemos apontar a possibilidade de construir um percurso epistemológico que se funda no intangível inscrito em nossos corpos, marcas de tempos e espaços experimentados numa dimensão que não cabe nos registros que se pautam na racionalidade formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DAGMAR DE MELLO E SILVA, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense/IEAR – Departamento de Educação. 

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Diagrama & Texto, 1983.

ARENDT, Hannah. La vie de l’esprit. Paris: PUF, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

CHAUÍ, Marilena. Direitos humanos e educação. Congresso sobre Direitos Humanos, Brasília 30/08/2006. In: http://www.dhnet.org.br/educar/1congresso/1_c2006_marilena_chaui.pdf - Capturado em: 12/08/2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

_____. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Tradução Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DIAS, Maria Heloísa Martins. Espaço e linguagem na poesia de Manoel de Barros: uma constante (des)aprendizagem. Revista Antares, n.1, jan.-jun. 2009. In: www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/download/304/264 ‎ - Capturado em: 13/07/2013

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999

_____. Ditos e escritos: estética: literatura e pintura, música e cinema. v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GALLO, Sílvio. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. Advir, n. 20, p. 71-79,dez. 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Livraria Duas Cidades, Editora. 34, 2006.

_____. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

GUATARRI, Felix; ROLNIK, Suely. Cartografias do desejo. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2000.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio,2010.

HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: _____. De camino al habla. Barcelona: Edicionaes del Serbal, 1987.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Tradução Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU, 2009.

_____. A ordem do discurso. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

_____. História da sexualidade: a vontade de saber. v. 1. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

____. A vida dos homens infames. In: _____. O que é um autor? Tradução Antonio Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. Lisboa: Passagens, 1992.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

DE MELLO E SILVA, D. . (2013). PARA ALÉM DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS: a produção da presença de jovens cotistas criando novas possibilidades de pensar a Educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 207-228. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1348

Edição

Seção

Artigos