ENEM, CIBERCULTURA E JUVENTUDE: atualidades biopolíticas

Autores

  • KLEBER JEAN MATOS LOPES Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Enem, juventude, biopolíticas, subjetividade

Resumo

Apresenta e problematiza a condição da experiência da juventude na contemporaneidade em relação às políticas de regulação e endereçamento para a formação profissional, aqui nomeadas por atualidades biopolíticas. Toma o Enem como um dispositivo de acesso ao ensino superior, que interfere de modo agudo na vida da população de jovens que se encontram no ensino médio. Tem por campo de reflexão experiências inscritas no que se toma por cibercultura, tendo por modo de vida a inscrição subjetiva que se pauta esteticamente no que se toma por Sociedade de Controle

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KLEBER JEAN MATOS LOPES, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Política. Bacharel em Comunicação Social (UFC) e Psicologia (UFES). Coordena o Coletivo de Estudos da Subjetividade e Políticas para a Vida, tendo como campos de problematização a experiência da vida urbana e o cinema. 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapeco: Argos Editora, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 Documento Básico do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. Obtido via Internet. http://www.inep.gov.br/ecn/default.htm.1999

FARHI NETO, Leon. Biopolíticas: as formulações de Foucault. Florianópolis: Cidade Futura, 2010

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987

_____. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro:Edições Graal, 1993.

_____. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999

_____. A Sociedade Disciplinas em crise In: _____. Ditos e estritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

_____. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes,2008.

HARAWAY, Dona. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismosocialista no final do século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica,2000.

HARDT, Michel. A sociedade mundial de controle. In: ALLIEZ, E. (Org.).Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Editora 34, 2000.

HOLANDA, Chico Buarque. O que será? Intérpretes: Chico Buarque.Rio de Janeiro: Universal Music, 1976.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34,2008.

LEMOS, André. Ciber-flânerie. In: SILVA, Dinorá e FRAGOSO, Suely (Orgs.). Comunicação na cibercultura. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2001.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2003.

LOPES, Kleber. Quando se tem a resposta e ainda não se sabe formular a pergunta: ENEM. 2001. 95 f. Dissertação. (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

_____. Enem: efeitos na constituição dos corpos e dos movimentos das populações. Educação em debate, Fortaleza, ano 21, v. 1., n 30, p. 111-116, 2000.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e leis da natureza. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

VIRILIO, Paul. A máquina da visão. Rio de Janeiro: José Olympio,2002.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

MATOS LOPES, K. J. . (2013). ENEM, CIBERCULTURA E JUVENTUDE: atualidades biopolíticas. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 137-156. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1345

Edição

Seção

Artigos