PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: os saberes de jovens do ensino médio sobre leitura

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS Universidade Federal do Piauí
  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

jovem, ensino médio, leitura, Sociopoética

Resumo

Este trabalho trata da relação que se dá entre jovens e leitura e traz os resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Severiano Sousa, em Teresina-PI. Foram referências da pesquisa: Larrosa (2009, 2010), Chartier (1999), Freire (2009), Certeau (2011), Pennac (2008), Manguel (1997), Lajolo (2007) dentre outros, nos debates sobre leitura; Diógenes (2010), Abramo (1999), nas questões que tratam de juventudes. Para a produção dos dados, utilizou a metodologia sociopoética, prática social de construção do conhecimento. As análises dos dados levaram a duas linhas ou dimensões do pensamento do grupo-pesquisador: tipos de leitura e de leitor; e cegueiras que atrapalham e/ou impedem a leitura. Em relação à primeira, os jovens criaram confetos como leitura cabeça de cuia, que faz o leitor cabeça de cuia interagir com o texto, fazendo com que ele deseje ler mais e mais o texto, provocando reações em cadeia em forma de emoções das mais diversas, e que levam a outros confetos potentes como a leitura livro aberto, leitor criatividade, leitura mundo diferente, leitura coisa imaginária, leitor livro na mente. A segunda linha foi definida a partir do confeto cegueira da leitura: a preguiça; a linguagem de difícil compreensão; a ausência de obras contemporâneas nas bibliotecas; e o tratamento dado às capas, que devem ser atrativas e trazer sínteses cativantes. Os dados produzidos nesta pesquisa demonstram o turbilhão de ideias e de conceitos desterritorializados e heterogêneos, marcados pelas multifaces juvenis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Piauí. Revisora de textos. Diagramadora. 

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Coordena o Observatório das Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola (OBJUVE). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do de Antropologia e Arqueologia da UFPI.

Referências

ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpos de rua: cartografia dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

_____. Habitar a pesquisa e/ou o que da pesquisa habita em nós: escuta sensível do corpo pesquisador da Educação. In: MENDES, Bárbara Maria Macêdo; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Pesquisa em educação: múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 161-168.

_____. Pesquisar com o corpo todo: multiplicidades em fusão. In: SANTOS, Iraci dos et al. (Org.). Prática da pesquisa nas ciências humanas e sociais. Abordagem Sociopoética. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 217-237.

BARROS, Manoel de. Livro sobre Nada. In: _____. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Juventudes, cultura de paz e violências nas escolas. Fortaleza: Editora da UFC, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. 17. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2011.

CHARTIER, Roger. As aventuras do livro do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

_____. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro, Editora Bertrad Brasil, 1990.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

_____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Freire, Paulo. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2013.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores & Educação).

GAUTHIER, Jacques. A inclusão, o cuidar e a espiritualidade na pesquisa: o aporte da sociopoética. Diálogos possíveis. Disponível em: <http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/5/01.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2013.

_____. Notícias do rodapé do nascimento da sociopoética. Mimeografado, 2003.

_____. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais, enfermagem e educação.Rio de Janeiro: Anna Nery/UFRJ, 1999.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2007.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

_____. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARINHO, Ernandes Reis. As relações de poder segundo Michel Foucault. E-Revista Facitec, v. 2 ,n. 2, Art. 2, dezembro, 2008. Disponível em: http://www.facitec.br/ojs2/index.php/erevista/article/view/7>. Acesso em: 21 jun. 2013.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: Potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes e VASCONCELOS, José Gerardo (Org.). Registros de pesquisas na educação. Fortaleza: LCR/UFC, 2002.

_____. Sociopoética: o diferencial da pesquisa sociopoética: encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante. In: MENDES, Bárbara Maria Macêdo; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Pesquisa em educação: múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 269-278.

PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. Disponível em: <http://hbn.multimeios.ufc.br/moodlepg/file.php/1/selecao/2008/Sociopoetica-_Sandra.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2013.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: Veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Maria da Conceição de Souza. O corpo quando lê: estranhamento e desterritorialização. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa Adad; BARROS JR., Francisco de Oliveira. (Org.). Corpografia: multiplicidades em fusão. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 79-90.

SILVERIA, Lia Carneiro da. Do corpo sentido aos sentidos do corpo: sociopoetizando a produção de subjetividades. 176f. Tese (Doutorado em Enfermagem). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, 2004.

SOARES, Rosileide de Maria Silva. A reinvenção da educação de jovens e adultos pelos professores e alunos: uma pesquisa sociopoética. Tese (Doutorado em Educação). 263f. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3290>. Acesso em 16 jun. 2013.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, M. D. C. ., & COSTA ADAD, S. J. H. . (2013). PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: os saberes de jovens do ensino médio sobre leitura. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 103-136. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1344

Edição

Seção

Artigos