COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes

Autores

  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Piauí
  • POLLYANA DAS GRAÇAS RAMOS DA SILVA Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico

Palavras-chave:

corpo, movimento, escritas de si, juventudes, Círculo de Cultura Sociopoético

Resumo

Este artigo refere-se à experiência da Roda de Cultura Sociopoética com o tema-gerador corpo e movimento na educação, do Projeto de Extensão Rodas de Cultura Sociopoéticas: juventudes e artes na educação. A roda é parte da formação de jovens futuros pedagogos na temática das juventudes. As narrativas – escritas de si4 –, envolveram as questões: Qual a relação entre corpo e movimento? Como se aprende com o corpo em movimento? O que pode o corpo tendo a arte como potência para o movimento? A metodologia utilizada foi o Círculo de Cultura Sociopoético. Os resultados apresentam duas linhas de pensamento do grupo: a primeira linha trata da ausência de movimento e da presença da mudez dentro da escola; a segunda linha realça a experiência, o movimento, a arte na formação do pedagogo e os limites de um currículo que impede o movimento do corpo e a criação na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Coordena o Observatório das Juventudes, cultura de paz e violências na Escola (OBJUVE). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do de Antropologia e Arqueologia da UFPI. 

POLLYANA DAS GRAÇAS RAMOS DA SILVA, Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico

Estudante de Pedagogia. Formação em Sociopoética. Bolsista PIBIC/CNPq. Estudiosa do corpo em movimento e das juventudes. 

Referências

ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Entre lembrar e esquecer: confetos sobre o corpo e violências, produzidos por jovens em pesquisas sociopoéticas. Entrelugares: Revista da Sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v. 4, n. 1, set. 2011/fev. 2012. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&-view=section&id=10:volume-4--no1--setembro-2011fevereiro-2012&Itemid=12>.Acesso em: 8 set. 2013.

ALTOÉ, Sônia. Infâncias perdidas: o cotidiano nos internatos-prisão.Rio de Janeiro: Xenon Ed., 1990.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003>. Acesso: 10 set. de 2013.

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

DIÓGENES, Glória. Juventude e educação: corpo em movimento. In: VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula et al. Cultura, educação, espaço e tempo. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

COSTA, Hercilene Maria e Silva. Produzindo saberes mestiços: o círculo de cultura como possibilidade de interação entre a academia e a comunidade. Entrelugares: Revista da Sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v. 1, n. 2, mar./ago 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10:artigos&Itemid=12>. Acesso em: 8 set. 2013.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: _____. O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda dissertação: “culpa”, “má consciência” e coisas afins. In: ______. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SPÓSITO, Marilia P. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL,Juarez. (Org.) Múltiplos Olhares. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

PETIT, Sandra Haydèe. Recriando o Círculo de Cultura freireano pela Sociopoética: exemplos de uma trajetória de ensino em Educação Popular. Entrelugares: Revista da Sociopoética e abordagens afins. Fortaleza, v. 1, n. 1, set. 2008/fev. 2009.

PETIT, Sandra Haydèe; ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Ideias sobre confetos e o diferencial da sociopoética. Entrelugares: Revista da Sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v. 1, n. 2, mar./ago2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10:artigos&Itemid=12>. Acesso em: 8 fev. 2013.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SOARES, Rosileide de Maria Silva. Linguagens artísticas na Sociopoética: potencializando a construção coletiva do conhecimento no Círculo de Cultura Entrelugares: Revista da Sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v. 1, n. 2, mar./ago. 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10:artigos&Itemid=12>. Acesso em: 8 set. 2013.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

COSTA ADAD, S. J. H. ., & GRAÇAS RAMOS DA SILVA, P. D. . (2013). COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 19-50. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341

Edição

Seção

Artigos