A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO DA PRÁXIS DA TRANSIARTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • DORISDEI VALENTE RODRIQUES Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Construção Coletiva, Estéticas tecnológicas, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Na era digital as estéticas tecnológicas estão por toda parte, como nas publicidades, na moda, designs de hipermídia, vinhetas de TV, cinema, imagens em movimento, portais, sites, blogs. Nesse sentido, o grupo de pesquisa Proeja-Transiarte vem desenvolvendo desde 2007 experiências com alunos da educação de jovens e adultos com ênfase em práxis pedagógicas que promovam espaços para criação e a construção coletiva a partir de dispositivos e suportes tecnológicos. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, predominantemente existencial (BARBIER, 2007), que como prática caracteriza-se por uma ação colaborativa sustentada pela reflexão crítica e as transformações que a realidade demanda. A práxis da transiarte pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas que dialogam com as experiências de vida dos educandos no coletivo, materializadas em diferentes formatos digitais; como vídeos, animação, poesias entre outros. Essa pesquisa integra a rede de pesquisa do programa Observatório da Educação – Edital 049/2012/CAPES/INEP com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Espírito Santo, denominado: Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais. Ao longo de cinco anos a pesquisa vem sendo conduzida por um pesquisador coletivo constituído por educadores e educandos das escolas participantes e da Universidade de BrasíliaUnB. Temos como eixo fundante a aprendizagem coletiva para pensar a estrutura da escola na era digital. Identificamos a escola como espaço que reconheça e integre a cultura tecnológica e as produções de arte digital como lugar de descoberta, experimentação, autonomia e possibilidades inter e transdisciplinar de encontro das diferentes áreas de conhecimentos e das novas linguagens midiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DORISDEI VALENTE RODRIQUES, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação da Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Bolsista do Programa Observatório de Educação – OBEDUC/CAPES.

Referências

ANGELIM, Maria Luiza. O percurso da pesquisa-ação. In: TELES, Lucio; CASTIONI, Remi; HILÁRIO, Renato. PROEJA – Transiarte: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Brasília: Verbena, 2012.

ARANTES, Priscila. Tudo que é sólido, derrete: da estética da forma à estética do fluxo. In: SANTAELLA; ARANTES, Priscila. (Org.). Estéticas tecnologias: novos modos de sentir. São Paulo: Ed. PUC-SP,2008. p. 21-53.

BARBIER, Rene. A pesquisa ação. Brasília: Líber, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento-base do Proeja de nível médio e técnico. Brasília/DF, 2009.

CANTAL, Clara Brasiliana Riberio. Preocupações de adolescentes sob a perspectiva do espaço de vida de Kurt Lewin. 2011. xii, 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.

COUTO, Fausta Porto. Cultura tecnológica, juventude e educação: representações de jovens e adultos sobre inclusão educacional mediada pelas tecnologias. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2011.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FRANCO, Amelia. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós–modernidade. TraduçãoTomaz Tadeu da Silva; Guarareira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.

KRAUSE, Frederico Coelho. Modelos tridimensionais em biologia e aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. 2012. XIII, 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2012.

LEMES, Julieta Borges. O Proeja Transiarte na EJA do CEM 03 e na EP do CEP- Ceilândia: significações e indicações de estudantes à elaboração de um itinerário formativo. 2012. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2012.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2005.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço. Tradução Luiz Paulo Rounet. São Paulo: Loyola, 1998.

MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica – uma antropopedagogia renovada. Tradução Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

NICOLESCU, Basarab et al. Educação e transdisciplinaridade.Tradução Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman.Brasília: UNESCO, 2000.

SANTAELLA, Lúcia. A Semiose da arte das mídias, ciência e tecnologia. In: DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. Tradução Flávia Gisele Saretta et al. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

______; ARANTES, Priscila (Org.). Estéticas tecnologias: novos modos de sentir. São Paulo: Ed. PUC-SP, 2008.

PRETTO, Nelson. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Minho (PT), v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011.

______; ALVES, Lynn. Escola: um espaço de aprendizagem sem prazer? Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 16, p.29-35, 2007.

RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de Jovens e Adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna, 2011.

RODRIGUES, Dorisdei Valente. O Projeto PROEJA/Transiarte: uma experiência de pesquisa-ação em ciberarte. 2009. 127 f., Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2009.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, Cícero. Arte e tecnologia digital brasileira. <http://pt.scribd.com/doc/56378627/Arte-e-Tecnologia-Digital-Brasileira,2011>.

SILVA FILHO, Pedro Luiz da. Arte, ciberarte e interatividade: uma experiência na arte de transição na PROEM. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2008.

SHURSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. Tradução Gisela Domschke. São Paulo: Ed. 34, 1998.

TELES, Lucio. Introdução à Transiarte. In: TELES, Lucio; CASTIONI, Remi; HILÁRIO, Renato. PROEJA-Transiarte: Construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Brasília:Verbena, 2012. p. 126-134.

______.Reconfigurações estéticas virtuais na transiarte. In: MARTINS, Raimundo. Visualidade e educação/Organizado. Goiânia: FUNAPE, 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.1 1. ed. São Paulo: Cortez, 2002

ZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010.105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

VALENTE RODRIQUES, D. (2013). A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO DA PRÁXIS DA TRANSIARTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 113-138. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1333

Edição

Seção

Artigos