ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE

Autores

  • LORENE DOS SANTOS Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8717

Palavras-chave:

Ensino de História, Diversidade, Formação de professores, Práticas docentes

Resumo

Formar professores para o trabalho com a diversidade constitui um dos importantes desafios para a educação na contemporaneidade. Uma das políticas públicas atualmente implementadas no Brasil, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, têm possibilitado o desenvolvimento de projetos e experiências inovadoras neste campo. Este trabalho apresenta e discute uma experiência do Pibid História na PUC Minas, que tem como eixo norteador a valorização da diversidade cultural e o combate às desigualdades étnico-raciais, dialogando com referenciais teóricos do campo das Ciências Sociais, do ensino de História e da formação e trabalho docente. Além de mapear alguns dos dilemas e possibilidades vivenciados cotidianamente na formação de professores, traz evidências de que o Pibid representa uma rica possibilidade de ressignificação das relações entre universidade e escolas de Educação Básica, assim como de construção de práticas docentes inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LORENE DOS SANTOS, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente – GEPPDOU/CNPq. Coordenadora da Área de História do Pibid PUC Minas. E-Mail: lorenedossantos@gmail.com

Referências

ABREU, M.; MATTOS, H. M. Em torno das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de janeiro, v. 21,n. 41, p. 5-20, jan./jun. 2008.

APPIAH, K. A. Identidades africanas. In: ______. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, p. 241- 251.

BRASIL. Ministério da Educação/SECAD/Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. Brasília:MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

CAIMI, F. E. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998).Passo Fundo: Ed. UPF, 2001. 22

CANEN, A.; XAVIER, G. P. de M. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 641- 661, set./dez. 2011.

CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CUCHE, D. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: Ed. USC, 2002.

GONTIJO, R. Identidade nacional e ensino de história: a diversidade como “patrimônio sociocultural”. In: ABREU, M.; SOIHET, R. (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 55-79.

GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

HALL, S. Que “negro” é esse na cultura negra? In: SOVIK, L. (Org.). Da Diáspora:identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende... [et al.].Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: representação da UNESCO no Brasil, 2003. p.335-349.

MATTOS, H. M. O ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, M.; SOIHET, R. (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 127-136.

MATTOS, H. M.; ABREU, M. Subsídios para uma leitura crítica dos PCNs e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro -brasileira e africanas. In: BARROS, J. M. et al. Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas Virtual, 2006.

MIGUEZ, P.; BARROS, J. M.; KAUARK, G. (Orgs.) Dimensões e desafios políticos para a diversidade cultural. Salvador: Ed. UFBA, 2014.

MONTEIRO, A. M. F. da C. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. Ano XXII, n. 74, p. 121-142, abr./2001.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, maio/ago. 2003.

PEREIRA, A. A.; MONTEIRO, A. M. (Orgs.). Ensino de História e culturas afrobrasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ:Vozes, 1995. p. 159-176.

SANTOS, L dos. Saberes e práticas em Redes de Trocas: a temática africana e afrobrasileira em questão. 2010. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SCHWARCZ, L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil:contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.173-244.

TARDIF, M.; e LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

DOS SANTOS, L. . (2014). ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE . Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 166-187. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8717

Edição

Seção

Artigos