CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ

Autores

  • LUIZA NAKAYAMA Universidade Federal do Pará
  • MAYRA DA SILVA CORRÊA Secretaria de Estado de Educação

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino-Aprendizagem, Multissérie, Educação do Campo

Resumo

Este artigo é o recorte de três das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) no ano 2014, cujo objetivo foi o de investigarmos a concepção e a prática da avaliação, Ciclo da Infância 1, na escola rural multisseriada da rede de ensino (Escola X), situada na Ilha de Paquetá/PA. Realizamos entrevista com perguntas semiestruturadas e observação de quatro aulas da professora responsável pela turma, com registros fotográficos de suas ações didáticas. Verificamos que a professora realiza uma avaliação tradicional nos registros escritos dos desempenhos dos alunos, com pouca clareza e de forma sucinta. Concluímos que embora a professora revele dificuldade em seus registros de avaliação, em sua prática pedagógica busca valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e se esforça para desempenhar uma avaliação contínua, utilizando diferentes parâmetros como formas de conhecer o nível de aprendizagem individual e coletiva.

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Biografia do Autor

LUIZA NAKAYAMA, Universidade Federal do Pará

Doutora em Genética e Biologia Molecular. Professora associada IV do Instituto de Ciências Biológias (ICB-UFPA), Coordenadora do Programa Sala Verde POROROCA – Espaço Socioambiental Paulo Freire, convênio MMA/UFPA.

MAYRA DA SILVA CORRÊA, Secretaria de Estado de Educação

Mestre, especialis em educação classe II da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PARÁ), professora licenciada. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

NAKAYAMA, L. ., & DA SILVA CORRÊA, M. . (2014). CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 228-249. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310

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Seção

Artigos