VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES

Autores

  • LILIANE PEREIRA DE SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8631

Palavras-chave:

Violência, Ensino Fundamental, Professores, Gestores

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo a violência escolar. O objetivo foi conhecer e analisar as representações que os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e gestores que atuam em escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), de Campo Grande/MS têm sobre a violência escolar. Trata-se de uma investigação de abordagem do tipo qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). Para entender as questões da pesquisa recorremos a duas técnicas: a entrevista semiestruturada (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e a análise de conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1994). As análises das falas dos sujeitos mostram que acontece violência verbal e física entre alunos e que há dificuldade para os entrevistados em definir o que significa a violência na escola. Esta é percebida tanto pelos professores quanto pelas gestoras como um problema social, como uma violação das normas, como falta de respeito, como agressão física e verbal, inserindo a desestrutura familiar. Esta pesquisa revela que a violência não escolhe classe social, nem localização da escola, mesmo havendo uma tendência em se pensar que somente as escolas da periferia são produtoras de violência escolar, mas independente da localização e do número de alunos as escolas participantes possuem muitos pontos em comum. Verificou-se que as possibilidades de superação da violência escolar não estão somente na escola, mas em parcerias com a família, com a comunidade, com os órgãos do governo, com profissionais de outras áreas. E no desenvolvimento de projetos pensados para a realidade dos alunos, que envolvam desde os pequenos já que estes também praticam a violência, e ações diárias em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LILIANE PEREIRA DE SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação na UNESP-Rio Claro. Mestra em Educação pela UFMS. Professora pesquisadora na UFGD. 

Referências

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO Brasil, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e AugustoPinheiro. Lisboa, PT: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília,DF: MEC, 1998.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 8, p. 432-443, 2002.

DEBARBIEUX, E. In: DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.

DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: Reflexões Sobre o Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, mar. 2002.

GIGLIO, Célia M. Benedicto. A violência escolar e o lugar da autoridade: encontrando soluções partilhadas. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa, PT: Dom Quixote: IIE, 1992. p. 13-43.

ORTEGA, R. Programas educacionais de prevenção da violência escolar na Espanha: o modelo Sevilha anti-violência escolar (SAVE). In: DEBARDIEUX, E.; RÉVOLTE, K.; BLAYA, C.; ROYER, E.; ORTEGA, R.; COWLIE, H.; PINA, F.; ABRANOVAY, M..Desafios e alternativas: violência nas escolas. Brasília: UNESCO; UNDP, 2003.

PARO, V. H. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

PEREIRA, E.D. A violência nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. 1994. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 1994.

SALLES, L. M. F; SILVA, J. M. A de P. Diferenças, Preconceitos e Violência no âmbito escolar: algumas reflexões. Cadernos de Educação (UFPel), 2008.

SANTOS, José Vicente Tavares dos. A violência na escola, uma questão social global. In Briceño-León, R. Violencia, sociedad y justicia en América Latina. Buenos Aires:CLACSO, 2001.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho Docente: Elementos para uma Teoria da Docência como Profissão de Interações Humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, L. . (2015). VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 183-201. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8631

Edição

Seção

Artigos