A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • FRANCISO JEOVANE DO NASCIMENTO Universidade Estadual do Ceará
  • ELIZIANE ROCHA CASTRO Universidade Estadual do Ceará
  • IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8624

Palavras-chave:

PIBID, Experiências Profissionais, Identidade Docente

Resumo

A educação é um viés de crescimento de uma nação, nela estão contidas esperanças e expectativas na busca de uma sociedade igualitária e os professores, com o seu trabalho desafiante, mediante o desenvolvimento de métodos e estratégias didático-pedagógicas, podem suplantar entraves históricos que circundam modelos escolares presentes em instituições de ensino do país, buscando a melhoria da qualidade da educação. Nessa perspectiva, é relevante a investigação acerca da formação do educador, analisando fatores que corroboram o desenvolvimento profissional e a transição dialética entre o processo formativo e a iniciação docente. Esta pesquisa científica resulta de uma inquietação relativa à experiência como bolsista do PIBID e delineia-se como foco investigativo no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará, na Linha Formação, Didática e Trabalho Docente. A partir do suporte teórico de autores como Nóvoa (1991), Garcia (2008) e Pimenta e Lima (2012) entre outros, analisa-se como o projeto (PIBID) contribui para o processo de formação docente. Nessa direção, um estudo de caso qualitativo vai se desenvolvendo ao longo da pesquisa, que aos poucos se configura como instrumento de compreensão de aspectos que contribuem na formação do educador. Assim sendo, investigam-se as implicações das experiências vivenciadas no contexto do programa para o desenvolvimento profissional e a inovação das práticas docentes. As análises preliminares evidenciam que a atividade educativa constitui-se num marco importante na construção e busca de uma identidade profissional adequada, almejando procedimentos didático-pedagógicos que representam os anseios e necessidades do homem contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISO JEOVANE DO NASCIMENTO, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE – CE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC – CE). Membro dos grupos de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino) e OBEDUC/UECE (Observatório da Educação). 

ELIZIANE ROCHA CASTRO, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE – CE); Técnica em formação continuada na rede municipal de ensino de Raposa/MA. Integra o grupo de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino).

IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Matemática. Integra os grupos de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino) e OBEDUC/UECE (Observatório Brasileiro de Educação). 

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Liber, 2008.

________. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.Campinas: Papirus, 2001.

AZEVEDO, R. O. M. Ensino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de PósGraduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2008.

FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto ed., 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, M. C. de; BICCAS, M. de S. História Social da Educação no Brasil (1926– 1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca básica da história da educação brasileira).

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em 21/05/2014.

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, Emília Ferreira de. Formação de professores – passado, presente e futuro: O curso de Pedagogia. In: MACIEL, Lizete S. B; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Formação de professores – passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004. p. 77-96.

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

MAGALHÃES JÚNIOR, A.G. Ao abrir dos olhos, a angústia ou quando da expulsão do paraíso. P. 121-128. In: SALES, J.A.M.; BARRETO, M.C.; FARIAS, I. M.S de. (Org.). Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas.Fortaleza: Ed UECE, 2009. p 121-128.

MARCHESI, Á.; MARTÍN, E. Qualidade de ensino em tempos de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, Porto Alegre/RS, n. 4, p. 104-139, 1991.

PEREIRA, E. M. de A. Implicações da Pós-modernidade para a Universidade. Avaliação, Sorocaba/SP, ano 7, v. 7, n. 1, p. 35–46, mar. 2002.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência In. ______.(Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SEVERINO, Antônio. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao Fundeb: Por uma outra política educacional. Campinas:Autores Associados, 2007. (Coleção educação contemporânea).

________. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas,SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção educação contemporânea).

SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e ousadia. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

TARDIF, M. LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: um esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre/RS, n. 4, p. p. 215-233,1991.

________.Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro/RJ,n. 13, p.31-55, jan./fev./mar./abr. 2000.

________.Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. Ed Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. J. ., ROCHA CASTRO, E. ., & PINHEIRO DE LIMA, I. . (2015). A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 25-46. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8624

Edição

Seção

Artigos