O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL E AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Autores

  • FERNANDA ELISBÃO SILVA DE SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • SUELY SCHERER Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/5869

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Abordagens com uso de computadores, Projeto UCA, Álgebra

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar possibilidades de integração do laptop educacional às práticas pedagógicas de professores de matemática no ensino da álgebra do 8°ano. A pesquisa foi baseada nos estudos das abordagens do uso de computadores na educação e integração de tecnologias ao currículo escolar. A metodologia adotada foi da observação participante, sendo a observação realizada em uma escola pública, de dois professores, durante planejamentos de aulas realizados em parceria com a pesquisadora, e desenvolvimento de aulas com o uso do laptop educacional. Observou-se que os professores apresentaram dificuldades no processo de integração do laptop em suas práticas pedagógicas, mas há possibilidades desta tecnologia ser integrada ao ensino de álgebra do 8º ano em aulas de matemática, em especial com o uso de applets.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDA ELISBÃO SILVA DE SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. 

SUELY SCHERER, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrado em Modelagem Matemática. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. Doutorado em Educação (Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Vinculo Institucional: Membro de comitê assessor. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – (PPGEduMat). 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Informática e Formação de professores. Brasília. Ministério da Educação, 2000. (Coleção Informática para mudança na Educação).

_______. Tecnologia, currículo e projetos – Prática e formação de professores na integração de mídias. In: MORAN, José Manuel. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância - Ministério de Educação MEC, 2005. p. 38-45.

BITTAR, Marilena. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão -PR: Editora de Fecilcam, 2010. p. 215-243.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria da Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998.

_______ . Programa um computador por aluno (PROUCA). Disponível em: <http://www.uca.gov.br/institucional/downloads/workshop3_VisaoGeral.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2012.

GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino - Ensino Fundamental. Secretaria de Educação, 2012. Disponível em:

<http://intra.sed.ms.gov.br/portal/Arquivos/Publicos/referencial_curricular_completo_ensino_fundamental_VERSAO_PRELIMINAR.pdf>. Acesso em: 05 de nov. 2013. (versão preliminar).

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática; tradução Sandra Costa. – ed. rev. -- Porto Alegre: Artmed, 2008.

VALENTE, José Armando. Espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre-Docência), Universidade estadual de Campinas, São Paulo, 2005.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. O que alunos da Escola Básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

SILVA DE SOUZA, F. E. ., & SCHERER, S. . (2015). O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL E AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 134-149. https://doi.org/10.26694/5869

Edição

Seção

Artigos